EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

EQUIPE DO CURSO


COORDENAÇÃO, IDEALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO 


Profa. Dra. Silvana Corbellini


Doutora em Educação. Mestre em Psicologia Clínica. Psicóloga. Docente do Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Coordenadora do curso de Especialização em Orientação Educacional.



APOIO AO DESENVOLVIMENTO


Depoimentos: Associação dos OrienTadores Educacionais do Rio Grande do Sul (AOERGS)


Edição de Vídeos: Elizangela Maria Dias (AOERGS)


Supervisão e apoio técnico: Dra. Marlise Bock Santos. Coordenação do Núcleo de Produção Multimídia para a Educação - NAPEAD/SEAD/UFRGS. Currículo lattes


COLABORADORES


Ana Maria Dall Agnese

“Perdas e lutos em tempos de pandemia”: As perdas implicam em um trabalho de luto que requerem um ‘tempo e espaço’ que são singulares, mesmo que as perdas sejam coletivas. É necessário a transformação das impotências em potências para sair do luto.

Palavras-chaves: perdas, lutos, pandemia

Formada em Psicologia pela UNISINOS. Possui especialização em Atendimento Clínico com ênfase em Psicanálise (UFRGS) e em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias (CEFI). Coordenadora de grupo de acolhimento e atenção para enlutados. Supervisora de estágio em Psicologia clínica com ênfase em luto. Colabora como professora convidada no curso de Especialização em Intervenções em Situações de Luto e faz parte como membro efetivo do CORA (Núcleo de Estudos e Atendimento ao Luto) do CEFI. Atende na clínica do CEFI e em consultório particular.


Bruna Storck: 

“A docência no isolamento”: A docência no período do isolamento parte do acolher, escutar e se reinventar utilizando as tecnologias.

Palavras-chaves: Isolamento, Projetos de Aprendizagem, Matemática.

Licenciada em Matemática, Especialista em Gestão Educacional e Mestre em EducaÇão (UFRGS). Desde 2009 atua em sala de aula nos ensinos Básico e Superior. Atualmente trabalha na Escola Lumiar e no pré-vestibular Anglo em Porto  Alegre. Pesquisa nas áreas de ensino e aprendizagem de Matemática e gênero e sexualidade na educação.

 http://lattes.cnpq.br/6233208658349214


Gabriel Junqueira

“Educação Infantil: hora de ficar em família”: A Educação Infantil é direito das crianças e das famílias e atua como parceira das famílias e da comunidade  nos cuidados e educação das crianças. Durante a pandemia, se faz presente pela acolhida e escuta das famílias, online, e recomenda que as mesmas aproveitem esta oportunidade para exercerem seus papéis de pais e mães, estreitando seus vínculos com seus filhos e filhas, brincando, ouvindo e contando histórias, cantando, dançando, conversando, cozinhando, organizando regras e combinados.

Palavras-chaves: Educação Infantil, Família, Pandemia.

 

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação pela PUC-SP. Professor da FACED-UFRGS, na área de Educação Infantil


http://lattes.cnpq.br/5853686933942250


Júlio Cesar Walz

 “O cuidar em tempos da pandemia”: É preciso um cuidar, sem deixar de educar, que permita o desenvolvimento criativo do sujeito para ultrapassar a pandemia.

Palavras-chave: Pandemia, Cuidador, Criatividade.

Psicólogo, Psicanalista, Prof. Unilasalle (Canoas), Autor do livro: “Aprendendo a lidar com os medos: a arte de cuidar das crianças” (4 ed. e em e-book) e co-autor do livro “O Sentimento de Culpa” (3 ed.).

http://lattes.cnpq.br/7967486980814458



Karine Santos 

“A Justiça Restaurativa no âmbito da pandemia”: A aposta na justiça restaurativa e em círculos de paz advêm da necessidade de espaços de diálogos nos quais, podemos resolver os conflitos e encontrarmos potencialidades para superarmos este momento de pandemia. 

Palavras-chaves: Justiça restaurativa; Educação; Pandemia.

Professora adjunta da área da Educação Social da Faculdade de Educação (UFRGS); Doutora e Mestre em Educação (UNISINOS); Estágio sanduíche pela Universidade Autônoma de Barcelona, no departamento de Pedagogia Sistemática e Social. Licenciada em Pedagogia com ênfase em Educação de Jovens e Adultos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social. Diretora Pro tempore do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação. Desenvolve estudos relacionados ao campo social e práticas pedagógicas.

http://lattes.cnpq.br/9724069399099749



Luciane Magalhães Corte Real 

“O uso das tecnologias em tempos de coronavírus”: A contribuição das tecnologias para a sociedade como um todo é inquestionável e, hoje, imprescindível. No âmbito da educação em tempos de coronavírus requer-se o seu uso, não somente para as aprendizagens, como também para a manutenção de vínculos.

Palavras-chave: pandemia; tecnologias, educação a distância.

Professora da Faculdade de Educação da UFRGS, Linha de Pesquisa Psicopedagogia e Tecnologias Digitais, Coordenadora do Curso de Especialização de Psicopedagogia e Tecnologias, Doutora em Informática na Educação/PGIE/UFRGS. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento/UFRGS. Psicóloga. Área de pesquisa: Educação a Distância, Psicologia da Educação, Tecnologias.

http://lattes.cnpq.br/4140895663181686



Maria Goreti Machado  

“Educação: Direito de todos”: Compreender como a Educação está estruturada e as leis que a subsidiam pode nos auxiliar a repensar questões que nos possibilitem a sua reinvenção em momentos de pandemia.

Palavras-chaves:  Distanciamento Social, Legislação; Direito a Educação.

Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela UFRGS. Especialização em Gestão da Educação (UNIRITTER). Graduação em Física (PUC/RS). Foi Secretária municipal da Educação de Viamão, professora das redes municipais de ensino de Viamão e Porto Alegre e da rede estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Legislação, políticas públicas para a educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e organização da educação básica, Financiamento da educação, Controle público e social, programas e projetos educacionais em redes públicas de ensino.

http://lattes.cnpq.br/4838729219969627

Depoimentos


Aline Freire de Souza Aguiar 

Palavras-chaves: blog, literatura infantil, pandemia, orientador educacional.

Orientadora Educacional, Rio Grande/RS. Licenciada em Letras, Especialista em Orientação Educacional e Psicopedagogia Institucional, Mestranda em Educação (FURG). Atua há dois anos como Orientadora Educacional na rede estadual do município de Rio Grande. Sócia da AOERGS.

http://lattes.cnpq.br/6915945538381632


Bibiana Crivoleto

Palavras-chave: Vínculos, Pandemia. Orientação Educacional.

Orientadora Educacional, Santa Rosa/RS. Formada em Pedagogia / Orientação Educacional e matérias pedagógicas: Didática, Psicologia e Sociologia. Pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais. Atuou25 anos  na Educação Infantil na Rede Sinodal. Concomitante e atualmente há 26 anos (concursada) atua como Orientadora Educacional na Rede pública estadual do RS; Diretora de Planejamento .  Núcleo de Orientadores Educaconais de Santa Rosa / RS (NOESRO). Sócia da AOERGS.

 



Claudia Calero 

Palavras-chaves: pandemia, vínculos, orientador educacional.

Orientadora Educacional, Escola Fundação Bidart e Bagé/RS. Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Orientação, Supervisão Escolar, Psicopedagogia Clínica e Escolar. Atua há sete anos na rede municipal de Bagé. Atualmente é diretora do Núcleo de Orientadores de Bagé (NOEB), sócia da AOERGS.




Marilda Hepp Zielke

Palavras-chaves:  pandemia, círculos restaurativos, orientador educacional.

Orientadora Educacional, EMEF Ferreira Vianna – Pelotas / RS. Possui Graduação em Pedagogia – Habilitação Disciplinas Pedagógicas do Curso de Magistério, Orientação Educacional e Séries Iniciais pela Universidade Católica de Pelotas (2000). Pós-graduação Especialização em Psicopedagogia Clínica, Pela Universidade Católica de Pelotas (2002) e Especialização em Orientação Educacional pela Portal Faculdades (2012). Tutora a distância do Profuncionário IFSul – Campus Pelostas (2012 – 2016). Assessora Pedagógica – Orientação Educacional 5° Coordenadoria Regional de Educação de Pelotas (2016), Orientadora Educacional na Prefeitura Municipal de Pelotas (2004 – 2020). Facilitadora da Justiça Restaurativa de Pelotas (2017 – 2020). Atua na atual Diretoria do Núcleo de Orientadores Educacionais de Pelotas – NOEPEL. Sócia da AOERGS.

http://lattes.cnpq.br/4302395321765411


Marisa Freitas

Palavras-chave: Líderes de turmas; Atividades Escolares; Famílias; Orientação Educacional.

Orientadora Educacional em Xangrilá/RS. Graduada em Pedagogia; Pós-graduada em Orientação Educacional. Atua desde 2010 na Escola Estadual de Ensino Médio Xangrilá. Atual diretora de divulgação no Núcleo de Orientadores Educacionais do Litoral Norte (NOELN). 




Última atualização: segunda-feira, 8 jun. 2020, 17:50