Programação

  • Educação em Tempos de Coronavírus


    Bem-vind@s ao curso de "Educação em tempos de coronavírus"!

    Este curso surgiu a partir de uma demanda de educadores (professores, pedagogos, orientadores educacionais, gestores, etc) que atuam em escolas em tempos de coronavírus. Este momento tem sido fonte de angústias e incertezas e, estes profissionais, buscam interlocuções e trocas de experiências para poder construir novos caminhos a serem trilhados nas instituições. O objetivo do curso é possibilitar um espaço de estudos, reflexões e trocas com colegas cooperando para a construção de novas possibilidades agora e após pandemia.

    O curso se constitui em três módulos:

    Ao final de cada módulo, serão apresentadas atividades para serem realizadas por aqueles que desejarem o certificado.

    Bom curso a tod@s!

    Profa. Silvana Corbellini


    Esse curso foi desenvolvido durante os meses de isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, em 2020, utilizando os recursos disponíveis. Agradecemos a compreensão.


    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

    A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.

  • Antes de iniciar...

    Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.

  • Introdução

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 1 - Reflexões Sobre os Tempos de Coronavírus

    Este primeiro módulo tem o objetivo de conversarmos sobre a educação em tempos de coronavírus, refletindo a partir de textos de importantes autores, como Yuval Noah Harari, Aisha Ahmad e Edgar Morin; e de vídeos de professores e pesquisadores de diversos temas que se mostram pontuais em tempos de coronavírus. Esses materiais têm o objetivo de subsidiar as reflexões e os debates.

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 2 - Desafios e Possibilidades

    Neste segundo módulo iremos identificar desafios e possibilidades que estão sendo vivenciadas durante este tempo de coronavírus. A cada novo desafio que se impõe, ao mesmo tempo surgem novas possibilidades que precisamos construir. Assim, aqui exemplificamos reflexões e situações que estão acontecendo com as pessoas ao redor do mundo. Quais as suas dificuldades? Quais os desafios enfrentados nos seus cotidianos? E, ao mesmo tempo, é preciso que também enxerguemos possibilidades que estão surgindo, caminhos que se abrem para a construção de novas formas de ‘ser e estar’ no mundo e, para tanto, podemos encontrar respostas nas ciências, nas artes, na criatividade, na solidariedade, etc.

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 3 - Relatos de Experiências

    Neste terceiro módulo iremos conhecer e trocar experiências, práticas, estratégias, trabalhos que estão sendo construídos no nosso meio. Para tanto, iremos ler ações que estão sendo desenvolvidas por instituições escolares e depoimentos de orientadoras educacionais de como estão desenvolvendo suas práticas em tempos de coronavírus. Vamos ver, como os profissionais da educação estão trabalhando neste momento? O que eles estão fazendo? O que podemos agregar às nossas vidas, como seres humanos individuais e como seres humanos sociais?

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Fórum

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Finalização do curso

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)