Perguntas frequentes - Lúmina UFRGS

Perguntas frequentes - Lúmina UFRGS

Tutoriais de Ajuda
Veja abaixo alguns tutoriais para ajudá-lo a utilizar nossa plataforma.

Infográfico com tutorial completo da plataforma Lúmina

FAQ - Perguntas Frequentes
Leia abaixo as dúvidas mais comuns de quem utiliza a plataforma.

Lúmina é uma plataforma de cursos online, abertos (MOOCs), gratuitos para qualquer pessoa. Os conteúdos dos cursos são desenvolvidos por professores universitários, técnicos e estudantes. Os MOOCs possibilitam que você tenha flexibilidade para estudar onde e quando quiser.

MOOC é um tipo de curso aberto, ofertado em plataformas online de ensino, com o intuito de oferecer a oportunidade de ampliar conhecimentos para um grande número de pessoas. Os cursos ofertados no formato MOOC podem ser ou não certificados e, geralmente, não exigem pré-requisitos para a sua realização.

Os cursos disponibilizados são de inscrição livre para qualquer pessoa que tenha interesse em realizá-los.

Você deve clicar no link “Cadastre-se”. Depois, preencher todos os seus dados e clicar em “Cadastrar este novo usuário”.
Em seguida, você receberá um e-mail automático contendo um link para a confirmação do seu cadastro. Basta acessar o link e você já estará cadastrado na plataforma.
Caso não receba o e-mail de confirmação, verifique sua caixa de Spam

É muito importante que você utilize seu nome e sobrenome corretamente, e da forma que você quer que ele apareça no certificado de conclusão. O nome e sobrenome que você cadastrar, será exatamente o que vai constar nos certificados de conclusão do curso.
Atenção:
uma vez emitido o certificado, o nome não poderá ser alterado!

Na página inicial você encontra os cursos com inscrições abertas.
Ao clicar no curso de seu interesse você obterá informações gerais como: carga horária, se fornece certificado ou não, quem são os professores e um vídeo de apresentação do curso. Caso você queira acessar o curso, será necessário se cadastrar e realizar o acesso para visualizar todos os recursos disponíveis.

Os cursos na plataforma Lúmina anualmente tem novas edições. O ideal é que você consiga realizar todo o curso no mesmo ano da edição ou até em 6 meses do ano seguinte. Se você estiver inscrito na edição antiga, continuará a ter acesso somente em até em 6 meses do ano seguinte.

É só clicar no botão "Quero me inscrever" localizado no canto superior esquerdo, dentro da página de cada curso.

Sim. Todo o material disponibilizado no curso é gratuito, incluindo o certificado, para os cursos que possuem certificação.

Os cursos disponibilizados são de caráter autoformativo, ou seja, não há mediação de um professor ou tutor. Todos os cursos são projetados para acontecer independentes de mediação. O esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo poderá ser feito através de fóruns, com interações entre os demais alunos do curso.

Após inscrever-se no(s) curso(s) de interesse, você poderá acompanhar as aulas no seu ritmo.
Lembre-se: não há tempo-limite para a realização das atividades, portanto, você pode revisar o conteúdo quantas vezes precisar antes de fazê-las.

A maior parte dos cursos da plataforma Lúmina oferece certificados, mas há cursos que NÃO disponibilizam certificados. Observe atentamente as informações do curso de seu interesse para saber se há ou não certificação. Os cursos sem certificado não oferecerão declaração.

Não! Ao fazer isso você não apaga ou reinicia o seu progresso, portanto essa funcionalidade foi desativada permanentemente.

Ao gerar seu certificado, você encontrará um código impresso na primeira página. Este código servirá para validá-lo online clicando aqui.
A aceitação do certificado dependerá da(s) instituição(ões) a que você estará submetendo.

Se você esqueceu seu usuário ou senha, clique aqui, ou no link que está abaixo da identificação/e-mail disponível em "Acesse a sua conta".
Para redefinir sua senha, preencha os dados nos campos indicados. Se sua conta for encontrada no banco de dados, uma mensagem com instruções sobre como restabelecer seu acesso será enviada para o seu endereço de e-mail.
Caso não receba o e-mail de redefinição de senha, verifique sua caixa de Spam.

Entre em contato com o email lumina@sead.ufrgs.br.

Você pode entrar em contato com o suporte através do e-mail lumina@sead.ufrgs.br.

Para os cursos com certificado, é necessário obter a nota mínima 6 (seis) nas atividades de questionário e/ou avaliação. Alguns cursos permitem três tentativas, e outros somente duas. Você encontrará essa informação na seção "Saiba como funciona o curso” no início de cada curso. Finalizadas as tentativas, você não terá direito a chances extras. Não há como zerar/reiniciar o curso novamente usando a mesma conta, pois o sistema computa as tentativas já realizadas. O certificado NÃO será emitido com tempo de estudo inferior à carga horária do curso.

Para os cursos que oferecem certificação é necessário observar atentamente o tempo de estudos sugeridos. A plataforma não liberará o certificado para cursos realizados em menos de 3 horas.

As 3 horas exigidas pela plataforma correspondem ao tempo em atividade, ou seja, realizando as etapas do curso. O tempo não será contabilizado se você simplesmente deixar o curso aberto e não acessá-lo.

Atualizado em 01/08/2023