Programação
-
Política Nacional de Saúde LGBT
O curso de introdução à saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos tem como objetivo apresentar conceitos sobre a diversidade sexual e de gênero, em uma perspectiva de interseccionalidade ao abordar o marcador de raça/cor e etnia, em diálogo com os direitos humanos e, em especial, o direito à saúde.
Dividido em dois módulos, esta proposta pretende apresentar a importância da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) como um instrumento para a promoção da qualidade de vida da população LGBT junto ao Sistema Único de Saúde, e integra a iniciativa de parceria interinstitucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal do Paraná e do Ministério da Saúde
Este curso utiliza-se das tecnologias de ensino à distância (EaD) e proporciona uma trajetória autônoma de organização juntos aos conteúdos para o processo de ensino-aprendizagem. Além dos conteúdos obrigatórios, há também a indicação de leituras complementares que contribuirão para a reflexão mais aprofundada dos assuntos abordados. A carga horária total prevista é de 30 horas, com certificação ao final do cumprimento de todos os módulos.
Esperamos que seja uma excelente oportunidade de estudos e que os conhecimentos possam apoiar práticas cotidianas!
Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.
-
Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.
-
Neste módulo, abordaremos conceitos fundamentais para a compreensão da saúde e do Sistema Único de Saúde, sua relação com os direitos humanos e a diversidade sexual e de gênero.
O Brasil é um país que tem se destacado pela ocorrência acentuada de violência contra pessoas LGBTI, ainda que a mesma seja subnotificada e, portanto, desconhecida em sua real amplitude. Neste módulo, estudaremos melhor o conceito de vulnerabilidade e para compreender os impactos da violência e do preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
-
Módulo 2 - A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no SUS
Neste módulo estudaremos a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no SUS, inserida dentro das Políticas de Promoção da Equidade em Saúde para grupos vulneráveis, os desafios e potencialidades para sua implementação.
-
-