O que é o Lúmina?

Lúmina é uma plataforma de cursos online, abertos (MOOCs), gratuitos para qualquer pessoa. Os conteúdos dos cursos são desenvolvidos por professores universitários, técnicos e estudantes. Os MOOCs possibilitam que você tenha flexibilidade para estudar onde e quando quiser.

O que são MOOCs (Massive Open Online Courses)?

MOOC é um tipo de curso aberto, ofertado em plataformas online de ensino, com o intuito de oferecer a oportunidade de ampliar conhecimentos para um grande número de pessoas. Os cursos ofertados no formato MOOC podem ser ou não certificados e, geralmente, não exigem pré-requisitos para a sua realização.

Quem pode se cadastrar na plataforma Lúmina?

Os cursos disponibilizados são de inscrição livre para qualquer pessoa que tenha interesse em realizá-los.

Como faço para me cadastrar?

Você deve clicar no link “Cadastre-se”. Depois, preencher todos os seus dados e clicar em “Cadastrar este novo usuário”.
Em seguida, você receberá um e-mail automático contendo um link para a confirmação do seu cadastro. Basta acessar o link e você já estará cadastrado na plataforma.
Caso não receba o e-mail de confirmação, verifique sua caixa de Spam

Como faço para saber mais dos cursos?

Na Página Inicial você encontra os cursos com inscrições abertas.
Clicando no curso de seu interesse, logo no topo da página de cada curso, você encontrará um vídeo de apresentação, algumas orientações, além de um bloco de informações básicas como: Tempo de Estudo Previsto, Área do curso, Nível de Dificuldade; e outro com o(s) colaborador(es) do curso.

Como faço para me inscrever nos cursos?

É só clicar no botão "Quero me inscrever" localizado no canto superior esquerdo, dentro da página de cada curso.

O acesso ao conteúdo dos cursos é gratuito?

Sim. Todo o material desenvolvido pelo(s) colaborador(es), e necessário para a realização do curso, estará disponível gratuitamente. Porém, em alguns casos, pode ser indicado material de apoio complementar que não estará disponível no curso.

Há professores ou tutores? Como posso tirar dúvidas referentes ao conteúdo do curso?

Os cursos disponibilizados são de caráter autoformativo, ou seja, não há mediação de um professor ou tutor. Todos os cursos são projetados para acontecer independentes de mediação. O esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo poderá ser feito através de fóruns, com interações entre os demais alunos do curso.

Como organizo meus estudos?

Após inscrever-se no(s) curso(s) de interesse, você poderá acompanhar as aulas no seu ritmo.
Lembre-se: não há tempo-limite para a realização das atividades, portanto, você pode revisar o conteúdo quantas vezes precisar antes de fazê-las.

Os cursos ofertados disponibilizam certificado? Como faço para obtê-lo?

Sim. Para isso, você deve atingir, no mínimo, a nota 6 (seis) em todas as atividades exigidas, dentro das 3 (três) tentativas permitidas para avançar no curso e gerar o seu certificado. Finalizadas as três tentativas, você não terá direito a chances extras. Não há como zerar/reiniciar o curso novamente usando a mesma conta, pois o sistema computa as tentativas já realizadas.

O que acontece se me desinscrever de algum curso?

Apenas clique em “Cancelar minha inscrição” se você não quer mais participar do curso. Ao fazer isso, você não reinicia o seu progresso. Inclusive, você pode gerar alguns erros no sistema, dificultando o cálculo das notas caso você se reinscreva.

Como faço para validar o meu certificado? Ele será aceito na minha instituição?

Ao gerar seu certificado, você encontrará um código impresso na primeira página. Este código servirá para validá-lo online clicando aqui.
A validade do certificado dependerá da(s) instituição(ões) a que você está submetendo

Esqueci minha senha. Como posso recuperá-la?

Se você esqueceu seu usuário ou senha, clique aqui, ou no link que está abaixo da identificação/e-mail disponível em "Acesse a sua conta".
Para redefinir sua senha, preencha os dados nos campos indicados. Se sua conta for encontrada no banco de dados, uma mensagem com instruções sobre como restabelecer seu acesso será enviada para o seu endereço de e-mail.
Caso não receba o e-mail de redefinição de senha, verifique sua caixa de Spam.

Minha dúvida não foi respondida acima. O que devo fazer?

Você pode entrar em contato com o suporte através do e-mail lumina@sead.ufrgs.br.


Atualizado em 01/08/2019