Programação

  • Karate-do


    O curso foi desenvolvido para aprimorar o processo de aprendizado dos estudantes que participam do Curso de Extensão em Karate-Dō UFRGS, realizado com apoio da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS e do Memorial de Cultura e Imigração Japonesa da UFRGS. Todavia, o acesso e o estudo via plataforma Lúmina é aberto a todos os interessados no Karate-Dō, desde praticantes e entusiastas até pesquisadores e estudantes de Educação Física e Desportos de Combate.

    O Karate-Dō é uma das artes marciais que ajuda a desenvolver a personalidade humana corretamente, aonde mente, técnica e corpo (Shin-Gi-Tai) se unem através do treinamento. Seu objetivo é a autorrealização. Em outras palavras, essa prática não visa apenas o treinamento para competição e medida do desenvolvimento da força ou das habilidades pessoais. Antes de tudo se propõe ao ensino do respeito ao outro, podendo ser praticado pelos jovens e pelos idosos, pois o importante é a repetição no dia-a-dia. A realização do projeto justifica-se por proporcionar a integração dos estudantes, funcionários e professores através do esporte, reunindo membros de diversos cursos da Universidade, ampliando também a possibilidade de experienciar o Karate-Dō que é temática de disciplinas dos cursos de graduação em Educação Física na UFRGS.

    O Curso de Karate-Dō da plataforma Lúmina foi desenvolvido para ter duração aproximada de 22 semanas. Assim como no treinamento de Karate-Dō no local de prática (Dōjō), os primeiros estágios são mais simples e exigem menos dedicação, mas conforme avança, mais desafios lhe serão propostos e um tempo extra de estudo será necessário. Os primeiros sete níveis (correspondentes às graduações de 10º a 4º kyu) têm duração de uma semana cada. Os níveis intermediários (correspondentes às graduações de 3º a 1º kyu) exigem mais leitura e estudos e têm duração de duas semanas cada. Os níveis avançados (correspondentes às graduações de 1º a 3º Dan) são mais desafiadores e têm duração de três semanas cada.

    Neste curso você aprenderá tudo o que diz respeito à teoria e prática do Karate-Dō: sua história e fundamentos filosóficos, padrões da cultura japonesa presentes nas formas de socialização e na etiqueta inerente a essa arte marcial, seus fundamentos de treinamento corporal, treinamento técnico e treinamento mental. Também estão presentes ferramentas do programa pedagógico do estilo Shōtōkan dos níveis mais básicos até o grau de instrutor, englobando ferramentas de práticas para as diferentes fases de vida. Não serão abordados os mesmos aspectos de outros estilos de Karate, a não ser alguns aspectos superficiais que ajudem na boa assimilação de regras de competições entre todos os estilos. O estilo Shōtōkan foi escolhido por ser o mais praticado e difundido no mundo, com maior número de adeptos.

    Não há pré-requisitos para acessar e utilizar essa ferramenta que é o Curso de Karate-Dō do repositório Lúmina, porém sugerimos que os estudos teóricos sejam acompanhados de treinamento prático com um instrutor graduado faixa-preta e Professor de Educação Física em sua cidade. Além disso, informamos que o grau de dificuldade vai aumentando ao longo do curso. Básico: do Módulo 1 ao 4. Intermediário: do Módulo 5 ao 10. Avançado: do Módulo 11 ao 13. 

    Tiago Oviedo Frosi
    Idealizador e Ministrante
    Março de 2018

    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

    A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.

  • Antes de iniciar...

    Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.

  • Olá!

    Bem vindo ao Curso de Karate!

    Para desenvolver seus conhecimentos através do nosso programa de estudos, acesse os módulos da plataforma.

    Cada um dos 13 módulos estará disponível em ordem de complexidade e dificuldade.

    Estude cada um dos textos de apoio e tente resolver os testes do primeiro módulo (10º Kyū - 10ª classe) para liberar o acesso ao próximo módulo (9º Kyū).

    Boa leitura e se esforce (ganbatekudassai!)!

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 1 - 10º kyu

    Olá!

    Parabéns por aceitar o primeiro desafio!

    Começar é o passo mais difícil para a maioria dos praticantes e agora você estará se deparando com os conhecimentos necessários à evolução na primeira classe.

    Graduação Kyū (Classes) do Sistema Kyū-Dan (段級位制) consiste em 10 estágios, começando do 10º Kyū e ascendendo até o 1º Kyū.

    Aqueles que começaram seu treinamento e estudo, mas ainda não foram aprovados em um teste de graduação por examinador qualificado são denominados Mukyū (無級 - sem classe) e utilizam a faixa branca (白帯). 10º Kyū é entregue àqueles que aprenderam as mais fáceis e mais básicas técnicas de Karate. A cor da faixa é amarela (黄帯), e assim como uma flor é a parte mais superficial da planta como um todo, essa é a faixa mais distante do final do ciclo das classes.

    Acesse e estude os cinco textos disponibilizados para poder prestar o teste teórico do 10º Kyū. Você também tem à sua disposição três vídeos de apoio. Resolva corretamente pelo menos seis das oito questões propostas para ter acesso ao 9º Kyū.

    Osu (押忍)!

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 2 - 9º kyu

    Olá!

    Bem vindo ao segundo módulo!

    Se você está acessando essa página você completou satisfatoriamente os testes do 10º Kyū e aprendeu conceitos básicos sobre o Karate-Dō. A partir de agora cada degrau exigirá um pouco mais de atenção, estudo e dedicação.

    Lembre-se que um dos principais benefícios do Caminho do Guerreiro (武道) é o desenvolvimento da disciplina. Crie uma rotina de estudos e continue avançando no curso de Karate. 9º Kyū (九級) é entregue àqueles que aprimoraram as mais fáceis e mais básicas técnicas de Karate. A cor da faixa é laranja (橙帯), e assim como uma flor é a parte mais superficial da planta e distante do tronco, esta faixa ainda representa um estágio distante do cerne do treinamento que ocorre nos estágios Dan.

    Acesse e estude os cinco textos disponibilizados para poder prestar o teste teórico do 9º Kyū. Você também tem à sua disposição três vídeos de apoio. Resolva corretamente pelo menos seis das oito questões propostas para ter acesso ao 8º Kyū.

    Osu (押忍)!

    Disponível se:
    • A atividade Teste do 10º kyu está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 3 - 8º kyu

    Olá!

    Bem-vindo ao terceiro módulo! Se você está acessando essa página você completou satisfatoriamente os testes do 9º Kyū e aprendeu conceitos básicos sobre o Karate-Dō. A partir de agora cada degrau exigirá um pouco mais de atenção, estudo e dedicação. Lembre-se que um dos principais benefícios do Caminho do Guerreiro (武道) é o desenvolvimento da disciplina. Crie uma rotina de estudos e continue avançando no curso de Karate. 8º kyu(八級) é entregue àqueles que aprimoraram as mais fáceis e mais básicas técnicas de Karate. A cor da faixa é azul(青帯), e assim como uma flor é a parte mais superficial da planta e distante do tronco, esta faixa ainda representa um estágio distante do cerne do treinamento que ocorre nos estágios Dan.

    Acesse e estude os cinco textos disponibilizados para poder prestar o teste teórico do 8º Kyū. Você também tem à sua disposição três vídeos de apoio. Resolva corretamente pelo menos seis das oito questões propostas para ter acesso ao 8º Kyū.

    Osu (押忍)!

    Disponível se:
    • A atividade Teste do 9º kyu está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 4 - 7º kyu

    Olá!

    Bem-vindo ao quarto módulo! Se você está acessando essa página você completou satisfatoriamente os testes do 8º Kyū e aprendeu conceitos básicos sobre o Karate-Dō. A partir de agora cada degrau exigirá um pouco mais de atenção, estudo e dedicação. Lembre-se que um dos principais benefícios do Caminho do Guerreiro (武道) é o desenvolvimento da disciplina. Crie uma rotina de estudos e continue avançando no curso de Karate. 7º Kyu (七級) é entregue àqueles que aprimoraram as mais fáceis e mais básicas técnicas de Karate e começaram a desenvolver alguma maturidade do controle sobre seu corpo. A cor da faixa é verde(緑帯), e assim como as folhas ligam as flores ao caule, esta faixa ainda representa um estágio intermediário e distante do cerne do treinamento que ocorre nos estágios Dan.

    Acesse e estude os cinco textos disponibilizados para poder prestar o teste teórico do 7º Kyū. Você também tem à sua disposição três vídeos de apoio. Resolva corretamente pelo menos seis das oito questões propostas para ter acesso ao 6º Kyū.

    Osu (押忍)!

    Disponível se:
    • A atividade Teste do 8º kyu está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 5 - 6º kyu

    Olá!

    Bem-vindo ao quinto módulo! Se você está acessando essa página você completou satisfatoriamente os testes do 7º Kyū e aprendeu conceitos básicos sobre o Karate-Dō. A partir de agora cada degrau exigirá um pouco mais de atenção, estudo e dedicação. Lembre-se que um dos principais benefícios do Caminho do Guerreiro (武道) é o desenvolvimento da disciplina. Crie uma rotina de estudos e continue avançando no curso de Karate. 6º kyu (六級) é entregue àqueles que aprimoraram as mais básicas técnicas de Karate e começaram a desenvolver alguma maturidade do controle sobre seu corpo. A cor da faixa é roxa(紫帯), e assim como o galho liga as flores e folhas ao tronco, esta faixa representa um estágio intermediário mais próximo do cerne do treinamento que ocorre nos estágios Dan.

    Acesse e estude os cinco textos disponibilizados para poder prestar o teste teórico do 6º Kyū. Você também tem à sua disposição três vídeos de apoio. Resolva corretamente pelo menos seis das oito questões propostas para ter acesso ao 5º Kyū.

    Osu (押忍)!

    Disponível se:
    • A atividade Teste do 7º kyu está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 6 - 5º kyu

    Olá!

    Bem-vindo ao sexto módulo! Se você está acessando essa página você completou satisfatoriamente os testes do 6º Kyū e aprendeu conceitos básicos sobre o Karate-Dō. A partir de agora cada degrau exigirá um pouco mais de atenção, estudo e dedicação. Lembre-se que um dos principais benefícios do Caminho do Guerreiro (武道) é o desenvolvimento da disciplina. Crie uma rotina de estudos e continue avançando no curso de Karate. 5º Kyu (五級) é entregue àqueles que aprimoraram as mais básicas técnicas de Karate e começaram a desenvolver alguma maturidade do controle sobre seu corpo. A cor da faixa é roxa, e assim como o galho liga as flores e folhas ao tronco, esta faixa representa um estágio intermediário mais próximo do cerne do treinamento que ocorre nos estágios Dan.

    Acesse e estude os cinco textos disponibilizados para poder prestar o teste teórico do 6º Kyū. Você também tem à sua disposição três vídeos de apoio. Resolva corretamente pelo menos seis das oito questões propostas para ter acesso ao 4º Kyū.

    Osu (押忍)!

    Disponível se:
    • A atividade Teste do 6º kyu está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 7 - 4º kyu

    Olá!

    Bem-vindo ao sétimo módulo! Se você está acessando essa página você completou satisfatoriamente os testes do 5º Kyū e aprendeu conceitos básicos sobre o Karate-Dō. A partir de agora cada degrau exigirá um pouco mais de atenção, estudo e dedicação. Lembre-se que um dos principais benefícios do Caminho do Guerreiro (武道) é o desenvolvimento da disciplina. Crie uma rotina de estudos e continue avançando no curso de Karate. 4º Kyu (四級) é entregue àqueles que aprimoraram as mais básicas técnicas de Karate e estão próximos de desenvolver a maturidade do controle sobre seu corpo. A cor da faixa é roxa(紫帯), e assim como o galho liga as flores e folhas ao tronco, esta faixa representa um estágio intermediário mais próximo do cerne do treinamento que ocorre nos estágios Dan.

    Acesse e estude os cinco textos disponibilizados para poder prestar o teste teórico do 4º Kyū. Você também tem à sua disposição três vídeos de apoio. Resolva corretamente pelo menos seis das oito questões propostas para ter acesso ao 3º Kyū.

    Osu (押忍)!

    Disponível se:
    • A atividade Teste do 5º kyu está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 8 - 3º kyu

    Olá!

    Bem-vindo ao oitavo módulo! Se você está acessando essa página você completou satisfatoriamente os testes do 4º Kyū e aprendeu conceitos básicos sobre o Karate-Dō. A partir de agora cada degrau exigirá um pouco mais de atenção, estudo e dedicação. Lembre-se que um dos principais benefícios do Caminho do Guerreiro (武道) é o desenvolvimento da disciplina. Crie uma rotina de estudos e continue avançando no curso de Karate. 3º Kyu (三級) é entregue àqueles que aprimoraram as mais básicas técnicas de Karate e desenvolveram a maturidade do controle sobre seu corpo. A cor da faixa é marrom(茶帯), e assim como o tronco sustenta as flores, folhas e os galhos, esta faixa representa um estágio avançado e mais próximo do cerne do treinamento que ocorre nos estágios Dan.

    Acesse e estude os cinco textos disponibilizados para poder prestar o teste teórico do 3º Kyū. Você também tem à sua disposição três vídeos de apoio. Resolva corretamente pelo menos seis das oito questões propostas para ter acesso ao 2º Kyū.

    Osu (押忍)!

    Disponível se:
    • A atividade Teste do 4º kyu está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 9 - 2º kyu

    Olá!

    Bem vindo ao nono módulo! Se você está acessando essa página você completou satisfatoriamente os testes do 3º Kyū e aprendeu conceitos básicos sobre o Karate-Dō. A partir de agora cada degrau exigirá um pouco mais de atenção, estudo e dedicação. Lembre-se que um dos principais benefícios do Caminho do Guerreiro (武道) é o desenvolvimento da disciplina. Crie uma rotina de estudos e continue avançando no curso de Karate. 2º Kyu (二級) é entregue àqueles que aprimoraram as mais básicas técnicas de Karate e desenvolveram a maturidade do controle sobre seu corpo. A cor da faixa é marrom(茶帯), e assim como o tronco sustenta as flores, folhas e os galhos, esta faixa representa um estágio avançado e mais próximo do cerne do treinamento que ocorre nos estágios Dan.

    Acesse e estude os cinco textos disponibilizados para poder prestar o teste teórico do 2º Kyū. Você também tem à sua disposição três vídeos de apoio. Resolva corretamente pelo menos seis das oito questões propostas para ter acesso ao 1º Kyū.

    Osu (押忍)!

    Disponível se:
    • A atividade Teste do 3º kyu está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 10 - 1º kyu

    Olá!

    Bem vindo ao décimo módulo! Se você está acessando essa página você completou satisfatoriamente os testes do 2º Kyū e aprendeu conceitos básicos sobre o Karate-Dō. A partir de agora cada degrau exigirá um pouco mais de atenção, estudo e dedicação. Lembre-se que um dos principais benefícios do Caminho do Guerreiro (武道) é o desenvolvimento da disciplina. Crie uma rotina de estudos e continue avançando no curso de Karate. 1º Kyu (一級) é entregue àqueles que estão muito próximos  do nível de 1º Dan. A cor da faixa é marrom(茶帯), e assim como o tronco sustenta as flores, folhas e os galhos, esta faixa representa um estágio avançado e mais próximo do cerne do treinamento que ocorre nos estágios Dan.

    Acesse e estude os cinco textos disponibilizados para poder prestar o teste teórico do 1º Kyū. Você também tem à sua disposição três vídeos de apoio. Resolva corretamente pelo menos seis das oito questões propostas para ter acesso ao Sho Dan(1º).

    Osu (押忍)!

    Disponível se:
    • A atividade Teste do 2º kyu está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 11 - Sho Dan

    Olá!

    Bem vindo ao décimo primeiro módulo! Se você está acessando essa página você completou satisfatoriamente os testes do 1º Kyū e aprendeu conceitos básicos sobre o Karate-Dō. A partir de agora cada degrau exigirá um pouco mais de atenção, estudo e dedicação. Lembre-se que um dos principais benefícios do Caminho do Guerreiro (武道) é o desenvolvimento da disciplina. Crie uma rotina de estudos e continue avançando no curso de Karate. Graduação Dan consiste em 10 passos, começando com o 1º Dan. 1º Dan é entregue àqueles que aprenderam as técnicas básicas de Karate e conseguem aplicá-las. A cor da faixa é preta, e representa a essência da arte, lembrando que o praticante deve buscar o esvaziamento dos sentimentos egoístas e desenvolver uma força de vontade capaz de superar qualquer obstáculo.

    Acesse e estude os cinco textos disponibilizados para poder prestar o teste teórico do SHO DAN(初級). Você também tem à sua disposição três vídeos de apoio. Resolva corretamente pelo menos seis das oito questões propostas para ter acesso ao NI DAN(2º).

    Osu (押忍)!

    Disponível se:
    • A atividade Teste do 1º kyu está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 12 - Ni Dan

    Olá!

    Bem vindo ao décimo primeiro módulo! Se você está acessando essa página você completou satisfatoriamente os testes do SHO DAN e aprendeu conceitos básicos sobre o Karate-Dō. A partir de agora cada degrau exigirá um pouco mais de atenção, estudo e dedicação. Lembre-se que um dos principais benefícios do Caminho do Guerreiro (武道) é o desenvolvimento da disciplina. Crie uma rotina de estudos e continue avançando no curso de Karate. Graduação Dan consiste em 10 passos, começando com o 1º Dan. 2º Dan é entregue àqueles que demonstram maestria nas técnicas básicas de Karate e conseguem aplicá-las totalmente. A cor da faixa é preta. Assim como o preto é a união de todas as cores, o Yudansha deve buscar a integração e desenvolvimento de todas as suas partes (corpo, técnica e mente).

    Acesse e estude os cinco textos disponibilizados para poder prestar o teste teórico do NI DAN(弐級). Você também tem à sua disposição três vídeos de apoio. Resolva corretamente pelo menos seis das oito questões propostas para ter acesso ao SAN DAN(3º).

    Osu (押忍)!

    Disponível se:
    • A atividade Teste de arbitragem 1 está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 13 - San Dan

    Olá!

    Bem vindo ao décimo primeiro módulo! Se você está acessando essa página você completou satisfatoriamente os testes do NI DAN e aprendeu conceitos básicos sobre o Karate-Dō. A partir de agora cada degrau exigirá um pouco mais de atenção, estudo e dedicação. Lembre-se que um dos principais benefícios do Caminho do Guerreiro (武道) é o desenvolvimento da disciplina. Crie uma rotina de estudos e continue avançando no curso de Karate. Graduação Dan consiste em 10 passos, começando com o 1º Dan. 3º Dan é entregue àqueles que demonstram maestria nas técnicas de Karate em geral e conseguem aplicá-las totalmente. A cor da faixa é preta.

    Acesse e estude os cinco textos disponibilizados para poder prestar o teste teórico do SAN DAN. Você também tem à sua disposição três vídeos de apoio. Resolva corretamente pelo menos seis das oito questões propostas para ter acesso ao SAN DAN(3º).

    Osu (押忍)!

    Disponível se:
    • A atividade Teste de arbitragem 2 está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Fórum

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Finalização do curso

    Olá!

    Você completou satisfatoriamente todos testes do Curso de Karate do Lúmina – UFRGS! Aprendeu conceitos básicos, curiosidades, técnicas e estudou regulamentos e alguns métodos de ensino do Karate-Dō. A partir de agora encerramos nossos estudos em conjunto e sugerimos que siga buscando mais leituras, mas vídeos e principalmente mais experiências práticas.

    Lembre-se que um dos principais benefícios do Caminho do Guerreiro (武道) é o desenvolvimento da disciplina. Crie uma rotina de estudos e continue avançando sozinho, mas não esqueça que a prática é fundamental. Leve os tópicos estudados para sua prática e sue muito seu Do-gi! Karate é teoria, mas também é fundamentalmente prática, então vá ao seu Dojo e esforce-se ainda mais. Se não está treinando busque um local de treino com um bom Sensei, não desperdice o conhecimento adquirido!

    Com a aprovação no módulo 13, correspondente ao SAN DAN (3º grau), você poderá imprimir seu certificado disponível on-line. Instituições de Ensino e Organizações de Karate podem validar esse seu estudo para receber carga horária ou autorizar participação em eventos, não deixe de imprimir o seu documento.

    Osu (押忍)!


    Agradecemos sua confiança, dedicação e empenho no estudo e conclusão satisfatória dos 13 módulos de nosso Curso de Karate Online do repositório Lúmina da UFRGS.

    O curso foi idealizado para que as experiências práticas na Universidade ou mesmo em outras Instituições e locais de prática fossem complementadas pelo estudo teórico.

    Esperamos ter contribuído com seu desenvolvimento como pessoa humana e como praticante de artes marciais, e despedimo-nos muito honrados pela sua participação nesse curso!

    Osu (押忍)!

    Disponível se:
    • A atividade Teste de Instrutor está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)