Programação

  • Notificação de Violências em escolas do Rio Grande do Sul

    Notificação de Violências em escolas do Rio Grande do Sul – CIPAVE+ 

    Este curso contém conteúdo específico para a notificação de violência em escolas do Rio Grande do Sul. Fica o convite para o acesso neste curso a comunidade escolar do estado do Rio Grande do Sul em virtude do uso da Plataforma CIPAVE+. A versão do curso sobre Notificação de Violências mais abrangente, para demais interessados e interessadas do país, também está disponível no Lúmina, basta acessar aqui: https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=98


    Olá a todas e a todos.

    Nós da equipe do CIPAVE+ e do RS Seguro, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do estado do Rio Grande do Sul desejamos as boas vindas ao curso de Notificação de Violência na Plataforma CIPAVE+.

    Este curso foi organizado para apoiar nos procedimentos de notificação na plataforma CIPAVE + de casos suspeitos ou confirmados de violência que ocorrem no espaço escolar utilizando a ficha de notificação de violência interpessoal e autoprovocada do SINAN, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Ao longo dos três módulos será possível conhecer sobre alguns dos conceitos essenciais que se relacionam com a violência na sociedade e, particularmente, a violência no espaço escolar. Além disso, o mais importante, apropriar-se da plataforma CIPAVE+ e dos instrumentos para agir frente a situações de violência.

    Você que é profissional que atua no ambiente escolar terá habilidades e competências práticas de transformação da realidade e do enfrentamento da violência na comunidade escolar do estado do Rio Grande do Sul. Assim nos somaremos na promoção da cultura de paz e do cuidado de escolares em situação de vulnerabilidade.

    A concepção, o desenvolvimento e a execução desse curso faz parte do projeto oriundo da parceria interinstitucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pelo Departamento de Saúde Coletiva, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e do Ministério da Saúde, pelo edital público de financiamento de projetos do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).

    A sua relevância, no contexto atual das situações endêmicas globais de violência, é ainda mais elevada, ao possibilitar a compreensão teórica da violência como problema de saúde e indicar os seus tipos e as formas de manifestação no espaço escolar.

    Para o percurso de ensino e aprendizagem serão apresentados três módulos.

    Começaremos pela Introdução aos Conceitos Essenciais, que possui três aulas: a primeira sobre a definição e os tipos de violência interpessoal e autoprovocada; a segunda sobre o impacto da violência e o seu panorama atual; e a terceira, onde apresentaremos as raízes da violência, as suas manifestações e os seus sintomas.

    O segundo módulo, intitulado Desvendando as Violências na Comunidade Escolar, possui cinco aulas. A Aula 1 abordará a violência juvenil e sobre abuso, negligência e a violência auto infligida. Na aula 2, o tema será a Violência e parceiros íntimos na adolescência. Na Aula 3, o tema será violência sexual. Na Aula 4, trataremos de violência autoinfligida e na Aula 5 tópicos específicos sobre violência.

    Finalmente, no terceiro módulo desse curso, apresentaremos a plataforma CIPAVE+ e como nessa plataforma Notificar as Violências e o Sistema Nacional de Informações de Agravo de Notificação, o SINAN, do Sistema Único de Saúde.

    Com a conclusão do curso, você estará apto e apta a identificar situações de violência na comunidade escolar e a acionar a plataforma CIPAVE+ para a notificação das situações de violência, fortalecendo a rede de proteção e a promoção da cultura de paz. Bom curso a todas e todos!

    Até breve!

    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.