Programação

  • Geral

    Karate-do

    Orientações

    O curso foi desenvolvido para aprimorar o processo de aprendizado dos estudantes que participam do Curso de Extensão em Karate-Dō UFRGS, realizado com apoio da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS e do Memorial de Cultura e Imigração Japonesa da UFRGS. Todavia, o acesso e o estudo via plataforma Lúmina é aberto a todos os interessados no Karate-Dō, desde praticantes e entusiastas até pesquisadores e estudantes de Educação Física e Desportos de Combate.

    O Karate-Dō é uma das artes marciais que ajuda a desenvolver a personalidade humana corretamente, aonde mente, técnica e corpo (Shin-Gi-Tai) se unem através do treinamento. Seu objetivo é a autorrealização. Em outras palavras, essa prática não visa apenas o treinamento para competição e medida do desenvolvimento da força ou das habilidades pessoais. Antes de tudo se propõe ao ensino do respeito ao outro, podendo ser praticado pelos jovens e pelos idosos, pois o importante é a repetição no dia-a-dia. A realização do projeto justifica-se por proporcionar a integração dos estudantes, funcionários e professores através do esporte, reunindo membros de diversos cursos da Universidade, ampliando também a possibilidade de experienciar o Karate-Dō que é temática de disciplinas dos cursos de graduação em Educação Física na UFRGS.

    O Curso de Karate-Dō da plataforma Lúmina foi desenvolvido para ter duração aproximada de 22 semanas. Assim como no treinamento de Karate-Dō no local de prática (Dōjō), os primeiros estágios são mais simples e exigem menos dedicação, mas conforme avança, mais desafios lhe serão propostos e um tempo extra de estudo será necessário. Os primeiros sete níveis (correspondentes às graduações de 10º a 4º kyu) têm duração de uma semana cada. Os níveis intermediários (correspondentes às graduações de 3º a 1º kyu) exigem mais leitura e estudos e têm duração de duas semanas cada. Os níveis avançados (correspondentes às graduações de 1º a 3º Dan) são mais desafiadores e têm duração de três semanas cada.

    Neste curso você aprenderá tudo o que diz respeito à teoria e prática do Karate-Dō: sua história e fundamentos filosóficos, padrões da cultura japonesa presentes nas formas de socialização e na etiqueta inerente a essa arte marcial, seus fundamentos de treinamento corporal, treinamento técnico e treinamento mental. Também estão presentes ferramentas do programa pedagógico do estilo Shōtōkan dos níveis mais básicos até o grau de instrutor, englobando ferramentas de práticas para as diferentes fases de vida. Não serão abordados os mesmos aspectos de outros estilos de Karate, a não ser alguns aspectos superficiais que ajudem na boa assimilação de regras de competições entre todos os estilos. O estilo Shōtōkan foi escolhido por ser o mais praticado e difundido no mundo, com maior número de adeptos.

    Não há pré-requisitos para acessar e utilizar essa ferramenta que é o Curso de Karate-Dō do repositório Lúmina, porém sugerimos que os estudos teóricos sejam acompanhados de treinamento prático com um instrutor graduado faixa-preta e Professor de Educação Física em sua cidade. Além disso, informamos que o grau de dificuldade vai aumentando ao longo do curso. Básico: do Módulo 1 ao 4. Intermediário: do Módulo 5 ao 10. Avançado: do Módulo 11 ao 13. 


    Tiago Oviedo Frosi
    Idealizador e Ministrante
    Março de 2018


    Atenção:
     Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.