Foto do professor Marcia Barbosa

Doutora em física, professora titular da UFRGS, pesquisadora 1B do CNPq e diretora da Academia Brasileira de Ciências. Ganhou em 2013 o prêmio internacional Loreal - Unesco por seu trabalho em água e suas anomalias e em 2009 a Nicholson Medal da Sociendade Americana de física por seu trabalho em gênero. Ganhou o prêmio Anísio Teixeira da Capes e a Comenda do Mérito Científico da presidência da república, ambos por seu trabalho em prol da ciência.

Foto de Carolina Brito Carolina Brito

Carolina Brito é doutora em física e professora Associada no Instituto de Física da UFRGS. Suas principais áreas de pesquisa são propriedades de materiais amorfos e molhabilidade de superfícies. Ela  coordena o  projeto "Meninas na Ciência", que tem por objetivo atrair meninas para áreas de ciências exatas e tecnológicas e é produtora e apresentadora do podcast de divulgação científica "Fronteiras da Ciência". 

Foto de Marlise Marlise Bock Santos

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação (PUCRS), Especialista em Informática na Educação (PUCRS) e licenciada em Pedagogia (UFRGS). Atualmente é pedagoga na Secretaria de Educação à Distância (SEAD) da UFRGS, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação a distância, produção de recursos educacionais digitais e cursos online. É parte da equipe de coordenação do Núcleo de Produção Multimídia para a Educação - NAPEAD/SEAD/UFRGS, atuando na coordenação de projetos multimídia para EaD e da plataforma de cursos online Lúmina da UFRGS. 

Foto de Joanna Burigo Joanna Burigo

Experiência na área de comunicação social com ênfase em Teorias da Comunicação, Feminista e de Gênero. Co-fundadora do Guerreiras Project e do Gender Hub e fundadora da Casa da Mãe Joanna, projeto feminista de comunicação e educação sobre gênero. Atuou no mercado de publicidade e marketing no Brasil e no Reino Unido, onde trabalhou como professora, no Morley College. Dedica-se a empreendimentos midiáticos e pedagógicos e projetos sociais feministas desde que completou seu mestrado em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics, em 2012. Também escreve regularmente para Carta Capital e Huffington Post. Fundadora Casa da Mãe Joana, https://www.cartacapital.com.br/author/joannaburigo/

Foto de Daniela Daniela Dalbosco Dell'Aglio

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2012), especialização em "Instituições em Análise" pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é doutoranda do programa de pós-graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

Foto de Katemari Katemari Rosa

Graduada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia, mestra em Science Education pelo Teachers College e doutora em Science Education pela Columbia University. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde coordena de área do PIBID Física. Tem experiência em pesquisa em ensino de física e formação de professoras e professores de física. Katemari parte de referenciais teóricos feministas, pós críticos e decoloniais.

Foto de Débora Vicente Débora Vicente

Mestre em Direito (UFRGS), Pós-graduada em Direito Civil, Processo Civil e Direito Público. Graduada em Direito (PUC-RS).  Coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul - EJERS. Servidora efetiva do quadro do TRE-RS. Participou de Estágio Acadêmico na Missão Permanente do Brasil junto a ONU - Organização das Nações Unidas, em Nova York, e da 60a. Sessão da CSW – Commission on The Status of Women - Comissão sobre a Condição Jurídica e Social da Mulher.

Foto de Margareth Goldenberg Margareth Goldenberg

Movimento Mulher 360, http://movimentomulher360.com.br/depoimentos/margareth-goldenberg/

Foto de Daniela Kern Daniela Kern

Professora Associada Nível I do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e do Departamento de Artes Visuais/IA/UFRGS, onde atua no Bacharelado em História da Arte, possui graduação em Artes Plásticas Hab. Hist., Teoria e Crítica Arte pela UFRGS (1998), mestrado em Letras pela PUCRS (2004), doutorado em Letras pela PUCRS (2008) e pós-doutorado em Artes Visuais pela UFRGS (2010). É vice-diretora do Instituto de Artes da UFRGS. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Arte e Historiografia e editora da Revista Ícone.

Foto de Russel Russel Dutra da Rosa

Licenciada em Ciências Biológicas (1989), mestre em Educação (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Licença maternidade em 2002. Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, direito à Educação, liberdade de ensinar, educação democrática, prevenção à violação de direitos humanos na escola, ensino de ciências biológicas e divulgação científica.

Foto de Fernanda Staniscuaski Fernanda Staniscuaski

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Biologia Celular e Molecular (Programa do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 2007). Realizou estágio de Pós-doutorado no Departamento de Biologia da Universidade de Toronto em Mississauga, na área de Biologia Molecular e Fisiologia de Insetos, e foi bolsista de Pós-doutorado Júnior no Departamento de Biofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foto de Sofia Sofia Favero

Psicóloga, mestranda em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Ativista e integrante da Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis (AMOSERTRANS). Representante do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP-RS) no Comitê Técnico de Saúde da população LGBT. 

Foto de Atena Atena Beauvoir

Natural de Porto Alegre, é escritora, poetisa, professora e filósofa. Em 2016, recebeu Menção Honrosa pela atuação em defesa e promoção da dignidade humana de LGBTs na cidade de Canoas/RS. É colaboradora da Rede Trans Brasil e Red Latinoamericana y del Caribe de Personas Trans. Idealizadora da Nemesis Editora para publicação de literatura invisível e transantropológica na área de filosofia existencialista. É autora das obras Libertê: poesia, filosofia e transantropologia (Nemesis Editora, 2018) e Contos Transantropológicos (Editora Taverna, 2018).


Foto de Demétria Fran Demétrio

Possui Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA), Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) e Graduação em Nutrição pela ENUFBA. É líder, coordenadora e pesquisadora do (co)Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade e Interseccionalidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, Gêneros e Sexualidades - LABTrans/UFRB - do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Foto de Camila Camila Giugliani

Médica graduada pela UFRGS (1996-2002), fez Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (Grupo Hospitalar Conceição, 2003-2004), Especialização em Saúde Pública (Collège de Médecine des Hôpitaux de Paris, 2004-2005), Doutorado em Epidemiologia (UFRGS, 2007-2011). Professora do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFRGS e dos Programas de Pós-Graduação em Epidemiologia e em Ensino na Saúde da UFRGS. Desenvolve pesquisas nas áreas de atenção primária à saúde e saúde sexual e reprodutiva.


Foto de Daniela Daniela Knauth

Professora Titular do Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, UFRGS. Doutora em Antropologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris. Pesquisadora na área de gênero,sexualidade e políticas públicas.



Projeto Cravinas


Foto de AmandaAmanda Nunes

Mestranda em Direito pela Universidade de Brasília e bacharela pela mesma universidade. Pesquisadora da organização não-governamental Anis - Instituto de Bioética e coordenadora da clínica jurídica Cravinas - Prática em Direitos Humanos e Direitos Sexuais e Reprodutivos, da Faculdade de Direito da UnB. Tem experiência em direito constitucional, direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva e criminologia.

Foto de JulianaJuliana Santana 

Graduanda em Serviço Social pela Universidade de Brasília - UnB. Integra a clínica jurídica Cravinas - Prática em Direitos Humanos e Direitos Sexuais e Reprodutivos, da Faculdade de Direito da UnB, está atuando como auxiliar de pesquisa em zika na Anis - Instituto de Bioética e é estagiária do Serviço Social no MPDFT, trabalhando no Setor de Análise Psicossocial com mulheres vítimas de violência doméstica, crianças e idosos. Interessa-se em atuar e pesquisar nas áreas da justiça social e reprodutiva.

Foto de MarinaMarina Amaral

Estudante de Direito na Universidade de Brasília. Integra a clínica jurídica Cravinas - Prática em Direitos Humanos e Direitos Sexuais e Reprodutivos, da Faculdade de Direito da UnB. Membro do grupo de pesquisa Estudos Qonstitucionais, sob a orientação do Prof. Dr. Douglas Pinheiro.

Foto de ClarissaClarissa Cavalcanti

Bacharela em ciência sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília. Tem como áreas de  interesse a antropologia da saúde e os direitos sexuais e reprodutivos. Integra a clínica jurídica Cravinas - Prática em Direitos Humanos e Direitos Sexuais e Reprodutivos, da Faculdade de Direito da UnB

Foto de SinaraSinara Gumieri

Advogada, doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília e membro da equipe da Anis - Instituto de Bioética.

Foto de AmandaAmanda Conti 

Estudante de Direito na Universidade de Brasília e Psicologia no Centro Universitário UDF. Integra a clínica jurídica Cravinas - Prática em Direitos Humanos e Direitos Sexuais e Reprodutivos, da Faculdade de Direito da UnB. Tem experiência profissional e acadêmica em direito constitucional e direitos humanos.

Foto de Ana CarolinaAna Carolina Dantas

Mestranda em Direito pela Universidade de Brasília, com ênfase na sublinha Etnografia e Bioética. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará e analista de patrimônio cultural no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-DF). Desenvolve pesquisas nas áreas de Bioética, Gênero e Direitos Sexuais e Reprodutivos, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia, gestação de substituição, reprodução humana assistida e planejamento familiar.

Foto de GabrielaGabriela Rondon

Doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e bacharela pela mesma universidade. Pesquisadora e advogada da organização não-governamental Anis - Instituto de Bioética e coordenadora da clínica jurídica Cravinas - Prática em Direitos Humanos e Direitos Sexuais e Reprodutivos. Tem experiência em pesquisas em direito constitucional, mobilização legal e saúde pública, com ênfase em direitos e saúde sexual reprodutiva. 

Última atualização: sexta-feira, 5 jun. 2020, 14:14