Programação

  • Apresentação do curso


    Orientações do curso

    Seja bem-vindo ao curso Introdutório sobre Tradução do Conhecimento e Políticas Informadas por Evidências (PIE). Essa formação, busca difundir conhecimentos sobre o ferramental de Políticas Informadas por Evidências (PIE) e suas aplicações em atividades acadêmicas e de pesquisa, atividades de gestão ou atividades junto à sociedade civil organizada. Nosso obejtivo é sensibilizar os participantes sobre conceitos básicos e ferramentas para promover Políticas Informadas por Evidências (PIE). Os conteúdos e métodos de trabalho são adaptados das Ferramentas SUPPORT (SUPporting POlicy relevant Reviews and Trials) para Políticas Informadas por Evidências, adotadas pela EVIPNet Brasil. As atividades são integralmente online e devem ser realizadas de forma assíncrona na plataforma Lúmina.

    O curso é dividido em cinco módulos temáticos:

    Módulo 1 - O que é PIE e como definir um problema? Módulo 2 - Busca e seleção de evidências; Módulo 3 - Extração de dados e definição de opções; Módulo 4 - Barreiras, Facilitadores, Equidade e Diálogos Deliberativos; Módulo 5 - Aplicação no contexto real e encerramento do curso.

    Para cada módulo são disponibilizados videoaulas apresentando o conteúdo do curso e convidando os cursistas a refletirem sobre os temas abordados. Ao final de cada módulo, serão disponibilizados exercícios de fixação do conteúdo visitado (quiz). Ao finalizar os cinco módulos, o cursista deverá realizar uma avaliação de conhecimentos adquiridos. A nota mínima para certificação no curso é 6,0, calculada com base na média das notas dos questionários do curso. Lembramos que para cada avaliação serão permitidas até duas tentativas cuja nota será a média das tentativas.

    Esperamos que você tenha uma excelente experiência de aprendizagem.

    Bons estudos!


    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

    A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.


  • Antes de iniciar...

    Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 1: O que é PIE e como caracterizar um problema

    O que vamos aprender?

    • Política Informada por Evidência (PIE): o que é?
    • Síntese de evidências para intervenções sociais: o que é e como fazer?
    • Caracterização de um problema prioritário: como fazer?
    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 2: Parte 1 - Como identificar opções para lidar com o problema

    O que vamos aprender?

    • Retomando: síntese de evidências para políticas;
    • Como transformar os problemas da prática em perguntas que orientem a pesquisa na literatura científica?

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 2: Parte 2 - Como identificar opções para lidar com o problema

    O que vamos aprender?

    • Como realizar buscas sistemáticas nas bases de dados, que tenham potencial de reunir estudos científicos adequados sobre o assunto.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 3: Extração de dados e definição de opções

    O que vamos aprender?

    • Seleção dos estudos elegíveis;
    • Extração de dados;
    • Elaboração e descrição das opções.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 4: Barreiras, facilitadores, equidade e diálogos deliberativos

    O que vamos aprender?

    • Identificação de barreiras e estratégias para a implementação de opções informadas por evidências: como fazer?
    • Análise das opções informadas por evidências quanto à equidade: como fazer?
    • Diálogos deliberativos: como fazer? 

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 5: Caminhos para a promoção de PIE no Brasil

    O que vamos aprender?

    • Os caminhos para a promoção de PIE no Brasil. 

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Questionário final de avaliação do curso

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Fórum

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Finalização do curso

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)