Programação

  • Aula Leve

    Aula Leve

     

    Bem-vindo ao "Aula Leve – Mooc para Formação Gratuita em Oficinas de Estudo".

    O que são Oficinas de Estudo?

        Oficina de Estudo é uma didática alternativa às aulas expositivas que ensina os alunos a estudar. Trata-se de uma Metodologia de Aprendizagem Ativa, mas com uma estrutura que se assemelha às aulas tradicionais. Podem ser aplicadas em qualquer disciplina, intercaladas ou não com aulas expositivas.

        As Oficinas de Estudo são uma forma de resgatar a confiança na capacidade dos alunos, para benefícios de todos, e são massivamente aceitas por eles.

    • Aulas mais leves, para alunos e professores.
    • Ensina os alunos a estudarem por conta própria.
    • Alunos com postura ativa e colaborativa.
    • Atinge alunos de baixo e médio desempenho.
    • Maior facilidade em lidar com alunos resistentes.

        Por conta dessas características, as Oficinas de Estudo constituem uma oportunidade para introduzir outras modalidades de didáticas de Aprendizagem Ativa, tais como a Sala de Aula Invertida, as diversas formas de Ensino Híbrido, Aprendizagem Baseada em Problemas e Instrução por Pares.

    Sobre essa formação

        A formação aqui disponibilizada foi desenvolvida para ajudá-lo a entender a dinâmica das Oficinas de Estudo e as principais decisões a serem tomada no momento de sua aplicação. Vídeo-aulas curtas são seguidas de perguntas objetivas sobre o conteúdo, permitindo que a seguinte aula seja desbloqueada. O curso se encerra com um quiz com situações comuns às Oficinas de Estudo.

        E, então, que tal uma aula mais leve?

    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.