Programação
-
Aula Leve
Bem-vindo ao "Aula Leve – Mooc para Formação Gratuita em Oficinas de Estudo".
O que são Oficinas de Estudo?
Oficina de Estudo é uma didática alternativa às aulas expositivas que ensina os alunos a estudar. Trata-se de uma Metodologia de Aprendizagem Ativa, mas com uma estrutura que se assemelha às aulas tradicionais. Podem ser aplicadas em qualquer disciplina, intercaladas ou não com aulas expositivas.
As Oficinas de Estudo são uma forma de resgatar a confiança na capacidade dos alunos, para benefícios de todos, e são massivamente aceitas por eles.
- Aulas mais leves, para alunos e professores.
- Ensina os alunos a estudarem por conta própria.
- Alunos com postura ativa e colaborativa.
- Atinge alunos de baixo e médio desempenho.
- Maior facilidade em lidar com alunos resistentes.
Por conta dessas características, as Oficinas de Estudo constituem uma oportunidade para introduzir outras modalidades de didáticas de Aprendizagem Ativa, tais como a Sala de Aula Invertida, as diversas formas de Ensino Híbrido, Aprendizagem Baseada em Problemas e Instrução por Pares.
Sobre essa formação
A formação aqui disponibilizada foi desenvolvida para ajudá-lo a entender a dinâmica das Oficinas de Estudo e as principais decisões a serem tomada no momento de sua aplicação. Vídeo-aulas curtas são seguidas de perguntas objetivas sobre o conteúdo, permitindo que a seguinte aula seja desbloqueada. O curso se encerra com um quiz com situações comuns às Oficinas de Estudo.
E, então, que tal uma aula mais leve?
Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.
A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.
-
Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.
-
As Oficinas de Estudo são alternativas às aulas expositivas. De fácil aplicação e sem exigir alteração do plano de aulas, são muito bem aceitas pelos alunos e professores logo na primeira aplicação. Contudo, apesar de simples e muito efetivas, requerem a observação de uma série de detalhes para seu alcançarem seu potencial máximo. Isso envolve, em grande parte, a compreensão dessa didática em termos mais globais e o cuidado na preparação (que não é tão trabalhosa quanto pode parecer).
-
Compreendida e bem preparada a Oficina de Estudo, você já estará no caminho certo. Com uma boa introdução e condução da primeira das quatro etapas do método de estudo utilizado, pouca coisa poderá dar errado.
Neste segundo módulo, você irá aprender sobre como encaminhar os alunos a aderirem à Oficina de Estudo logo em seus primeiros momentos, diminuindo focos de confusão e resistência para uma atividade tranquila e produtiva. -
Assim que realizada a primeira etapa, Leitura Panorâmica, os alunos terão alguma ideia preliminar sobre o conteúdo a ser trabalho. Parece familiar? Fácil? Difícil? Demorado? Essa primeira impressão será imprescindível para o trabalho com as informações trazidas e sua incorporação como conhecimento.
Neste terceiro módulo, você será introduzido na dinâmica da Oficina de Estudo que permite o trabalho dos alunos, cada um a seu ritmo, sobre o conteúdo que você facilita através do método de estudo das 4 etapas. -
Os alunos já percebem que a Oficina de Estudo foi produtiva assim que começam as anotações: como já haviam trabalhado com o texto, essa etapa se mostra produtiva e com resultados visíveis. Falta, agora, que os alunos se ponham à prova, isto é, percebam de forma objetiva o que aprenderam e o que não aprenderam ainda. Isso é realizado por meio dos exercícios e do fechamento da Oficina de Estudo.
Neste módulo, iremos trabalhar como as atividades realizadas nas etapas anterior geram a percepção objetivo do aprendizado, tanto do conteúdo específico escolhido pelo professor, quando do “aprender a aprender”. Afinal de contas, o principal avanço foi ter a experiência de que “sim, eu consigo aprender por conta própria!”. -
Agora, depois de ter aprendido sobre como realizar uma Oficina de Estudo, você já é capaz de colocá-la em prática. Utilizando os conhecimentos adquiridos, você tem o desafio de responder a um Quiz com as escolhas típicas de um professor que ministra uma Oficina de Estudo. Esse teste servirá para avaliar seu aprendizado, corrigir lacunas e, enfim, permitir que a aplicação de uma Oficina de Estudo com seus alunos transcorra com tranquilidade. Boa sorte!
-
-