Programação

  • Introdução a Arduino

    Introdução a Arduino

    Orientações do curso

    Este é um curso introdutório para interessados em aprender mais sobre programação e eletrônica, no qual usamos a plaforma Arduino para construir pequenos experimentos. Esta placa de automação pode ser usada para construir uma diversidade de projetos de eletrônica, aplicada em campos tão diferentes como sensoriamento remoto, robótica e automação, e arte interativa, é uma poderosa ferramenta para cientistas, artistas, engenheiros hobbistas e entusiastas pela eletrônica.

    Este curso é uma introdução geral, que apresenta conceitos básicos de eletrônica e programação que serão úteis para quem quiser desenvolver um projeto sobre Arduino, ou aprender sobre suas possibilidades. Montaresmo uma série de projetos que podem ser construídos usando tanto componentes eletrônicos simples, quanto outros mais avançados específicos para serem usados na placa.

    Observações:

    • O curso é construído por aulas curtas que podem ser estudadas como um material introdutório e testadas na IDE da Arduino em um computador, mas é melhor se o aluno puder construir e testar algumas montagens do curso. 
    • O material usado nas primeiras aulas consiste em uma placa Arduino UNO, uma dezena de LEDs de 5mm, uma protoboard, fios de ligação e um botão.
    • Nas aulas do final do curso serão usados sensores e motores que podem , assim como algumas ferramentas básicas de eletrônica, como multímetros, e estanhadores. Uma lista desses materiais estará na descrição dos módulos.


    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.