Programação
-
Olá!
Este curso é um espaço de informação online sobre a mobilidade acadêmica internacional em nível de graduação, enquanto uma oportunidade de experiência de formação internacional para os estudantes da UFRGS.
O curso é ministrado por servidores da Secretaria de Relações Internacionais (a RELINTER), cujo currículo você pode conhecer no menu à esquerda.
Assista ao vídeo de introdução, onde é apresentado o conteúdo de cada módulo do curso e o público-alvo.
Sejam bem-vindos e tenham um ótimo curso!
Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.
A Universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos. Esse curso não oferece certificado.
-
O módulo 1 visa orientar o estudante na escolha do destino da mobilidade, pontuando aspectos que devem ser levados em consideração, como a formulação de um projeto acadêmico coerente com a sua formação e que possa ser desenvolvido em uma universidade estrangeira. Além disso, enfatiza o estudo do idioma e dos aspectos culturais do país de interesse.
-
O objetivo do módulo 2 é apresentar ao estudante de graduação da UFRGS as diversas possibilidades de mobilidade acadêmica internacional e como acessá-las, oferecendo informações gerais sobre pré-requisitos, tipos de mobilidades e como elaborar uma boa candidatura.
-
O módulo 3 pretende orientar o estudante na preparação da sua viagem, após ter sido selecionado por um programa de mobilidade. Aborda desde questões aparentemente simples, como “O que eu levo na mala?”, até questões mais complexas, que envolvem medidas preventivas de segurança e de saúde.
-
No módulo 4, a proposta é conduzir o estudante a uma reflexão sobre aspectos da mobilidade em si, a mobilidade na prática, e que serão fundamentais para o seu sucesso. Entre estes aspectos, destacam-se a atenção às dinâmicas de funcionamento da universidade (métodos de ensino e de avaliação, carga horária dedicada a estudos teóricos e trabalhos práticos e outros componentes que influenciem no seu desempenho acadêmico) e às dinâmicas de funcionamento da vida do brasileiro no exterior (clima, alojamento, choque cultural, como lidar com situações de emergência, segurança e saúde no exterior, perda de documentos, contatos consulares, entre outros).
-
Por último, o módulo 5 visa incentivar o estudante para o aproveitamento dos estudos realizados no exterior, indicando como realizar este processo na UFRGS. Também orienta a uma reflexão sobre o “choque cultural reverso” que, não raro, acomete alguns estudantes no retorno ao Brasil.
-