Programação
-
-
Sejam bem vindos, bem vindas e bem vindes ao curso Saúde Indígena em Contexto Urbano!
Esta formação é um recurso educacional aberto e tem como objetivo subsidiar profissionais de saúde, gestores, gestoras e estudantes para a atuação na saúde indígena em contexto urbano. Sabemos que, ainda hoje, as formações na área da saúde, em sua maioria, não contemplam a temática da saúde indígena nos currículos. Somada a uma série de aspectos sócio-históricos e culturais que estruturam a sociedade, a dificuldade em estabelecer diálogos interculturais é um dos desafios para a efetividade das ações direcionadas à saúde dos povos indígenas no Brasil. Essa questão se agrava ainda mais nas cidades, onde pessoas indígenas têm sua identidade étnica constantemente invisibilizada ou negada, enfrentando graves iniquidades no acesso à saúde.
Para aprimorar a atuação dos e das profissionais de saúde frente a essas complexas questões, o curso aborda conhecimentos sobre diversos aspectos da saúde indígena, com foco no contexto urbano e no papel dos municípios. Propõe formas de qualificação das práticas de cuidado e dispõe de uma gama de temáticas que instrumentalizam a atuação na interculturalidade e interprofissionalidade da saúde indígena. De forma inovadora, o curso direciona-se ao compromisso ético e político de gestores e profissionais da assistência para a promoção, proteção e recuperação da saúde, considerando interseccionalmente os processos de vulnerabilização aos quais indígenas são expostos nas cidades.
Partindo da região sul do Brasil, o curso orienta sobre a importância de articular e fortalecer redes e demonstra a urgência da adequação das políticas públicas às especificidades culturais e às perspectivas decoloniais. Para isso, as aulas trazem a garantia da equidade e do direito à atenção diferenciada que assegure o cuidado em saúde prestado em todos os níveis de atenção, considerando o papel complementar dos municípios - tanto em termos de gestão quanto de assistência.
O curso foi desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pelo Grupo de Estudos em Saúde Coletiva e o Núcleo de Produção Multimídia para a Educação a Distância , a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, por meio do GT de Saúde Indígena, e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, pela Área Técnica de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.
Ofertado na modalidade EAD, o curso possibilita uma trajetória autônoma de organização e a carga horária prevista é de 45 horas, com certificação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, disponibilizada ao final do curso. Assista ao vídeo de apresentação do curso onde são apresentados em mais detalhes os conteúdos e a metodologia adotada.
Esperamos que esse percurso amplie seus conhecimentos e proporcione ferramentas para potencializar as práticas de cuidado, fortalecendo a saúde indígena e o SUS. Desejamos um ótimo curso a todas, todos e todes!
Agradecemos a todas as lideranças e profissionais indígenas das etnias presentes em Porto Alegre , essenciais para que o direito à saúde indígena seja uma garantia no município. Em nome de Eli Fidelis (in memorian), Agente Indígena de Saúde e liderança pioneira na luta pelo direito à saúde dos indígenas vivendo em contexto urbano, saudamos a todos e a todas que se somam a essa luta. Como ele mesmo dizia: “Do meu povo, eu sei. Se você não sabe, me pergunte, que eu posso te explicar”. Inspirado em falas como essa, este curso busca o protagonismo indígena e oferece esta homenagem em reconhecimento à memória de todos os povos originários que resistem, buscaram e buscam a efetivação do direito à atenção diferenciada à saúde.
Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.
A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.
-
-
Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.
-
-
-
-
-
-
-
-