Programação

  • Introdução

    HIV/AIDS e Zero Discriminação

    1ª edição


    Apresentação

    O curso de HIV/AIDS e Zero Discriminação tem como objetivo discutir o HIV/AIDS em uma perspectiva inclusiva, humanizada, interseccional e não discriminatória. É preciso promover a alteridade, a despeito das diferenças das pessoas a partir da origem geográfica, do quesito raça/cor, da etnia, do sexo, da identidade de gênero, da orientação sexual, da sorologia para o HIV, da religião, da deficiência e tantos outros motivos de discriminação.

    A proposta é uma iniciativa do grupo de pesquisa Saúde, Ambiente e Desenvolvimento (SAD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que congrega pesquisadoras(es) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Conta com o apoio do UNAIDS, programa das Nações Unidas para criar soluções e ajudar nações no enfrentamento à AIDS.

    O processo de ensino e aprendizagem foi concebido para um percurso autônomo, ajustado de acordo com as demandas e carga horária de estudos de cada cursista. Os conteúdos estão contemplados em três módulos, com curadoria e seleção de materiais obrigatórios e de apoio.

    O primeiro módulo, com quatro aulas, abordará o HIV/AIDS na perspectiva dos determinantes sociais da saúde, das vulnerabilidades e interseccionalidades. O segundo módulo, com três aulas, tratará das origens e respostas da epidemia. Por fim, o terceiro e último módulo, com três aulas, contemplará o acolhimento, o aconselhamento e a Prevenção Combinada ao HIV/AIDS.

    Ao final de cada módulo haverá uma avaliação sobre os principais conceitos apresentados. A carga horária total prevista é de 30 horas, com certificação ao final do cumprimento de todos os módulos. O curso está disponível na Plataforma Lumina da UFRGS, uma das maiores plataformas de cursos abertos, gratuitos e com certificação do país.

    Esperamos que seja mais uma iniciativa das universidades e institutos federais que se some aos governos, a sociedade civil e as organizações não-governamentais no enfrentamento ao HIV/AIDS e na promoção de um Sistema Único de Saúde (SUS) alinhado à diversidade e à justiça social.

    Uma excelente oportunidade de estudos e que os conhecimentos subsidiem autoconhecimento e possam apoiar práticas cotidianas!

    Introdução

    Historicamente o vírus da imunodeficiência humana, o HIV, e a doença crônica por ele causada, a AIDS, que afeta o sistema imunológico, são alvos de desconhecimento, tabus, distorções, estigmas e discriminação. Nesse módulo serão abordados os conceitos de determinantes sociais de saúde, vulnerabilidade, interseccionalidade, discriminação e a relevância dos Direitos Humanos e da Zero Discriminação.

    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.