Equipe do Curso

Foto colorida com fundo azul. Eduardo é um homem de pele branca e aproximadamente 35 anos. Tem o rosto oval, cabelos castanhos raspados, olhos castanhos escuros, nariz reto, lábios finos e tem a barba rala. Usa óculos de grau com armação escura e retangular. Veste uma camisa branca com o logo do grupo COM Acesso UFRGS no bolso. Na gola, um pequeno microfone.

Eduardo Cardoso
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), Especialista em Tecnologia Computacional Aplicada ao Projeto pela UFRGS (2007), Mestre e Doutor em Design - UFRGS (2009/2016). Especialista em Tradução Audiovisual Acessível - Audiodescrição - UECE (2019). Pesquisa na área de Acessibilidade na Comunicação nos contextos de: educação inclusiva; mediação cultural acessível; e divulgação institucional acessível. É Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Design - PgDesign e Professor Adjunto do Departamento de Design e Expressão Gráfica nos Cursos de Graduação em Design Visual e Design de Produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Coordena o Grupo de Pesquisa COM Acesso - Comunicação Acessível e o Núcleo Interdisciplinar Pró-Cultural Acessível da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.

Foto colorida com fundo cinza. Tiago é um homem jovem negro de pele clara, rosto oval, cabelo curto cacheado e olhos amendoados castanhos escuros, nariz reto, lábios grossos e dentes alvos. Ele veste camiseta de manga curta branca estampada com a logomarca do COM Acesso UFRGS. Na gola, um pequeno microfone.

Tiago Coimbra Nogueira
Bacharel em Letras, habilitação em tradução e interpretação de Libras (Libras - Português- Português-Libras). Mestre em Estudos da Tradução pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, PGET- na Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2016). Professor Assistente do Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua nas áreas de Tradução, Interpretação. Presidente da Associação Catarinense de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (2009 - 2011) e (2011 - 2013); e diretor da Regional Sul da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais (2011 - 2015)e atual Diretor de Articulação Política da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais (2015-2019). Atuação como Guia-intérprete no Congressos Deafblind International World Conference- Brasil, e Helen Keller World Conferences (HKWC).

Foto colorida em fundo grafitado. Kemi é uma mulher jovem, cabelos escuros lisos na altura dos ombros, com franja penteada à esquerda, rosto oval, olhos amendoados, nariz afilado, lábios médios em discreto sorriso. Ela usa óculos de grau com armação quadrada e grande, e camiseta de mangas curtas com decote arredondado em U.

Kemi Oshiro
Especialista em Audiodescrição e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos. Discente do Curso de Letras Libras.

Foto colorida com fundo claro. Bruna aparece do peito para cima, ela é uma jovem mulher de pele clara, rosto oval, cabelos curtos castanhos escuros com franja, repartido da direita para esquerda, com corte Chanel, sobrancelhas espessas, olhos amendoados no mesmo tom do cabelo, nariz reto, lábios finos e dentes alvos. Ela usa na orelha direita, um brinco com pingente e uma blusa clara de renda com decote V e mangas curtas levemente bufantes.

Bruna Souza
Discente do Curso de Design Visual.

Foto colorida com fundo cinza. Mimi é uma mulher branca de 47 anos, tem os cabelos curtos e grisalhos, tem sobrancelhas finas, olhos pequenos e castanhos, nariz reto e lábios finos. Ela é gordinha, usa um colar fino com um pingente arredondado e veste uma camiseta roxa. Na gola, um pequeno microfone.

Mimi Aragón
Audiodescritora – OVNI Acessibilidade Universal. Na OVNI Acessibilidade Universal, idealiza e produz projetos de cultura acessível; escreve roteiros de audiodescrição; produz acessibilidade para produtos audiovisuais e eventos; ministra palestras e oficinas de sensibilização e introdução à audiodescrição.

Foto colorida com fundo verde. Nelson é um homem de pele branca, rosto oval, cabelos castanhos claros e curtos, olhos verdes, nariz levemente arrebitado, lábios médios e barba e bigode por fazer. Ele usa camisa jeans de mangas compridas. No vídeo aparece em pé da cintura para cima.

Nelson Goettert
Doutorando em Letras pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre de Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em 2014. Graduado em Licenciatura em Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) em 2010/1. Graduado em Licenciatura Letras-Libras - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Polo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2010/2. Atualmente como professor efetivo de LIBRAS no curso LETRAS/LIBRAS Bacharelado na Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS).

Última atualização: sexta-feira, 12 mar. 2021, 12:07