Alfredo Gugliano

Possui Doutorado em Ciencias Políticas y Sociología - Universidad Complutense de Madrid (UCM, 1997). Professor Associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vem participando de análises de projetos e propostas das seguintes instituições de pesquisa: CNPq, CAPES, FAPERGS, FACEPE, FAPES, CONICIT-Chile e CONICIT-Uruguay. Foi membro do Comitê Assessor de Ciências Humanas e Sociais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), entre 2009-2010. Tem experiência nas áreas de Sociologia Política e Ciência Política, com ênfase em teoria política e processos de democratização, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da democracia, democracia participativa, cidadania e participação política. Atuou como docente colaborador ou orientador em programas de pós-graduação nos seguintes cursos: Programa de Doctorado en Problemas Contemporáneos de la Sociedad de la Información (Instituto Ortega y Gasset, Espanha); Doctorado en Ciencia Política (UNSAM, Argentina); Doctorado en Estudios Interculturales (ILAES/UVA/ULAC, Chile); Maestria Latinoamericana en Administración y Gestión Pública Integral (ILAES/FUNDAYACUYO), Doctorado en Ciencias Sociales (FLACSO-Argentina) e Doutorado Interistitucional em Ciência Política (UFRGS/UFRR). Atualmente é docente do PPG em Políticas Públicas (UFRGS), PPG em Ciência Política (UFRGS) e Mestrado Profissional em Políticas Públicas (UNIPAMPA). É Coordenador Acadêmico do Doutorado Interinstitucional em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Faculdade Católica de Rondônia e ex- Coordenador do Comitê de Ciências Políticas e Sociais da Associação de Universidades Grupo de Montevideo (AUGM) no período 2011-2017.

 

Arthur Ávila

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com bolsa do CNPq e cuja tese recebeu o Prêmio Capes 2011 em História. Atualmente, é Professor Adjunto no Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, Teoria da História, Historiografia e História dos Estados Unidos, atuando principalmente com os seguintes temas: teoria da história, história intelectual, usos do passado, historiografia norte-americana, história do Oeste norte-americano e dos Estados Unidos.

 

Benedito Tadeu Cesar

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Rio Claro (1974), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Atualmente é professor associado 2 aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, rio grande do sul, partido dos trabalhadores, cidadania e partidos políticos.

 

Benito Bisso Schmidt

Nasci em 1970. Realizei graduação e mestrado em História na UFRGS e, depois, doutorado em História na UNICAMP. Sou professor do Departamento de História da UFRGS desde 1994. Interesso-me por temas e áreas como história do trabalho, história das relações de gênero, usos do passado e história LGBTTTQI. Publiquei alguns livros (o mais é recente é: “Flávio Koutzii: biografia de um militante revolucionário”, de 2017) e vários capítulos em coletâneas e artigos em revistas científicas. Atualmente realizo um estágio sênior na Universidade de Brown, nos EUA, com bolsa da CAPES. Sou bolsista de produtividade do CNPq.

 

Carlos Eduardo Valente Dullo

Graduado (2005) pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, mestre (2008) e doutor (2013) em Antropologia Social pelo Museu Nacional - UFRJ, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado junto ao Departamento de Antropologia da USP (2013-2016) como bolsista FAPESP. Foi Visiting Scholar junto ao Departamento de Antropologia Social da Universidade de Cambridge (2015), sendo um dos fundadores do grupo de discussões sobre Comparações, e foi "2015 Fellow" do Institute for Critical Social Inquiry da New School for Social Research (NY). É professor adjunto do Departamento de Antropologia e do PPGAS da UFRGS, coordenador do Núcleo de Estudos da Religião (NER) e membro do Núcleo de Pesquisas em Cultura Contemporânea (NUPECS), além de atuar como pesquisador associado do CEBRAP (Núcleo Religiões no Mundo Contemporâneo). Possui como foco de interesse o entrelaçamento da produção de subjetividades, dos fenômenos religiosos e seculares e das teorias e políticas pedagógicas. As pesquisas feitas observaram tanto aspectos contemporâneos, com uso de método etnográfico em um Centro Social Católico voltado para a inclusão social de crianças e jovens na periferia de São Paulo, quanto aspectos históricos, como a produção de subjetividades democráticas e a formação de uma sociedade secular no Brasil ao longo do século XX. As áreas de atuação são: Antropologia da Religião (Cristianismo), da Política e do Secularismo; Antropologia da Moral e da Ética; Teoria Antropológica; Políticas Sociais (de Democratização e Inclusão), Educação, Pensamento Político e Social e História das Ciências Sociais.

 

Caroline Silveira Bauer

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Mon Contemporàni pela Universitat de Barcelona. Professora do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHistória). Atualmente, é coordenadora do Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado (LUPPA) e publica mensalmente uma coluna no sítio Dissenso.org. Possui experiência de pesquisa sobre as ditaduras de segurança nacional do Cone Sul e temáticas correlatas, como o estudo sobre os arquivos da repressão, a educação em direitos humanos e os direitos à memória e à verdade, a elaboração de políticas de memória, a representação de passados traumáticos e os usos políticos e públicos do passado.

 

Caroline Pacievitch

Possui Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Conclui pesquisa de pós-doutorado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (2015) e na Université Toulouse Jean Jaurès (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino, didática e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, utopias e consciência histórica. Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Ensino e Currículo (Área de Ensino de História) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História, polo UFRGS. Coordena o Grupo de Pesquisa do Laboratório de Ensino de História e Educação (Lhiste/UFRGS). 

 

Céli Regina Jardim Pinto

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Doutorado Em Governo - University of Essex (1986). Atualmente é professora Tirtular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Teoria Política com ênfase em teoria da democracia e teoria feminista Também atua na área de História do Brasil República, a principalmente nos seguintes temas: politica brasileira, feminismo, participacão politica. Foi visiting Scholar na UCLA, na Universidade Livre de Berlin e na Universidade de Oxford. Foi visiting professor na UCLA e na UDELAR Proferiu palestras na Universidade de Essex, Universidade de Princeton, na London School of Economics.

 

Cesar Augusto Barcellos Guazelli

Nasceu em Porto Alegre em 17 de novembro de 1951. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1975, com especialização em Neurologia e Eletroencefalografia em 1978. Concluiu Licenciatura em História pela UFRGS em 1987, Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em História da UFRGS em 1990, e Doutorado no PPG em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1998. Atua como Professor Titular de História do Departamento de História, do PPG em História e do Mestrado Profissional em História da UFRGS. É carnívoro, canhoto, comunista e colorado.

 

Clarice Gontarski Speranza

Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e também do Programa de Pós-graduação em História em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É bacharel em Comunicação Social (Jornalismo), mestre e doutora em História pela UFRGS. Coordenadora nacional do GT Mundos do Trabalho, gestão 2016-2018. Vencedora do 1º lugar no Prêmio ANPUH-RS de Teses em 2013. Dedica-se à pesquisa dos seguintes temas: história do trabalho, história do brasil, justiça, memória, movimentos sociais.

 

Claudia Wasserman

Dra. em História Social pela UFRJ, especialista em História contemporânea do Brasil e da América Latina, dedica-se ao estudo de História Intelectual e historiografia latino-americana. Foi chefe de departamento, coordenadora de pós-graduação, diretora do IFCH, coordenadora adjunta da área de História na CAPES, coordenou projeto CAPES-MERCOSUL, publicou dezenas de artigos, capítulos e livros sobre história e historiografia da América Latina.

 

Fernando Felizardo Nicolazzi

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado (2004) e doutorado (2008) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004-2006) e professor adjunto de Historiografia Brasileira na Universidade Federal de Ouro Preto (2008-2011). Atualmente é professor associado I na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro dos Programas de Pós-Graduação em História da UFRGS e do Mestrado Profissional em Ensino da História/PROFHISTÓRIA. É pesquisador do Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado/LUPPA-UFRGS e pesquisador-colaborador do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade/NEHM-UFOP. Foi coordenador do GT Teoria da História e Historiografia/ANPUH-RS (2012-2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História e Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da história, historiografia moderna e historiografia brasileira.

 

Francisco Marshall

Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996), Francisco Marshall realizou pós-doutorado na Princeton University (NJ, EUA, 1998), como bolsista Capes-Fulbright, convidado de Peter Brown, e na Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg (Alemanha, 2008-9), como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt. É professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Depto. e PPG História (IFCH) e no PPG Artes Visuais (IA). Tem experiência nas áreas de História Antiga, Arqueologia Clássica e Historia da Arte, atuando também em museologia, iconologia, estudos do imaginário, história da cultura, epistemologia, estudos renascentistas e história das ciências.

 

James Green

É professor de história do Brasil na Brown University em Providence, Rhode Island, Diretor do Brazil Inititive da Brown University e Diretor Executivo da Brazilian Studies Association (BRASA). Ele é autor do livro Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX, Apesar de vocês: a opposicão à ditatura brasileira nos EUA, 1964-85 e Revolucionário e Gay: A vida extraordinário de Herbert Daniel. Editou vários livros em português entre eles, Frescos trópicos: fontes sobre a história de homossexualidade no Brasil, O homossexualismo em São Paulo e outros escritos, e Ditadura e homossexualidades: repressão, resistencia e a busca da verdade.

 

Jorge Quillfeldt

Professor da UFRGS desde 1992 e Titular do Departamento de Biofísica do Instituto de Biociências desde 1997, é Licenciado em Física (1986), tendo feito mestrado em Bioquímica (1989) e doutorado em Fisiologia (1994). Fundou e dirige até hoje o Laboratório de Psicobiologia e Neurocomputação (LPBNC), criado em 1997, e foi um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Neurociências do ICBS, UFRGS, que comemorou 20 anos em 18/04/2016. É membro do Latin-American Research Committee (LARC) da IBRO (2015-2018), tendo atuado anteriormente como secretário da SBNeC - Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (2011-2014) e secretário-geral da FALAN - Federação de Sociedades Latino-americanas e Caribenhas de Neurociências (2011-2013). Pesquisador e Orientador na área de Neurofarmacologia e Psicobiologia da Memória, estuda a modulação colinérgica muscarínica (M4) e/ou endocanabinóide (CB1) das diferentes fases da memória, bem como a psicobiologia da consolidação sistêmica, a relação entre memórias subsequentes, falsas memórias, e a dinâmica dos processos pós-reativação - reconsolidação e extinção da memória - buscando compreender o papel da neurocircuitaria envolvida tanto no hipocampo como em diferentes áreas corticais. É também co-fundador do LIMEP - Laboratório Interdisciplinar de Meteorítica e Ciências Planetárias no Instituto de Geociências da UFRGS (2016) e membro fundador da Sociedade Brasileira de Astrobiologia (2017). Na área de ensino, além das disciplinas básicas de graduação (Biofísica Molecular e Celular, Biofísica de Sistemas) e pós-graduação (Membranas e Canais Iônicos, Aprendizado e Memória, Estágio Didático) ministra a mais antiga disciplina de Exobiologia numa IFES (desde 2003). Na área de extensão, além de vários projetos relacionados com agroecologia e sustentabilidade junto a movimentos sociais, realiza intensa atividade de popularização científica, tendo escrito uma coluna na revista Scientific American Brasil (2012-2015); atualmente coordena o Projeto Ciência no Planetário / Colóquios Eduardo D Barcelos (desde 2004), e produz / apresenta o podcast Fronteiras da Ciência (desde 2010), que também é transmitido pela Rádio da Universidade da UFRGS (AM1080).

 

Jurandir Malerba

É Professor Titular Livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; foi professor visitante nas universidades de Oxford (Inglaterra) e Georgetown (EUA), tendo inaugurado a Cátedra Sérgio Buarque de Holanda de Estudos Brasileiros da Universidade Livre de Berlim (2012/3). Entre seus livros editados mais recentes, destacam-se Lições de Histórias (2 v., Editora FGV/EdiPUCRS, 2010-2013), História & Narrativa (Vozes, 2016) . É autor de A Corte no Exílio (2 ed, Companhia das Letras, 2018), A história na América Latina (Editora FGV, 2009), Brasilianos (Alameda, 2017) e Notas à margem (Milfontes, 2018).

 

Luiz Alberto Grijó

Professor do Departamento de História (1993) e do PPG em História (2005) da UFRGS. Ministra disciplinas de História do Brasil e de História e Mídia. Foi chefe do Departamento de História (2007 a 2009) e coordenador do PPG em História (2013 a 2015). Desde 2016 é coordenador acadêmico do Doutorado Interinstitucional PPGH-UFRGS/Instituto Federal do Piauí. É Licenciado e Bacharel em História pela UFRGS (1988), mestre em Ciência Política pela UFRGS (1998) e doutor em História Social pela UFF (2005). Pesquisa na área de história dos meios de comunicação, enfocando as relações entre história, mídia e poder.

 

Mara Cristina de Matos Rodrigues

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Mestrado em História (2002) e Doutorado em História (2006), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (2011). Professora associada dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2007. Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História (núcleo UFRGS) e membro do Laboratório de Ensino de História (LHISTE) desde 2014. Desenvolve pesquisas com ênfase em historiografia, ensino de história e história da educação. Orientadora de Mestrado e Doutorado.

 

Marilis Lemos de Almeida

Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia  (PPGS) da UFRGS e  UFPEL, socióloga e doutora em Política Científica e Tecnológica, pela UNICAMP. Integra a Linha de Pesquisa Trabalho e Sociedade do PPGS/UFRGS, pesquisadora da área de Sociologia do Trabalho e professora das disciplinas Políticas Públicas de Trabalho e Emprego, para os cursos de Políticas Públicas e Ciências Sociais e de  Reconfiguração do trabalho no Brasil, para o PPGS, além de ter ministrado aulas nos cursos de especialização em Direito do Trabalho, promovido pela Faculdade de Direito, da UFRGS e em Relações de Trabalho, promovido pela Faculdade de Economia, da UFRGS.

 

Mauricio Assumpção Moya

É professor do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS desde 2009. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2006), com estágio de 1 ano como pesquisador-visitante na Yale University (2003). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Instituições Políticas Brasileiras, atuando principalmente com os seguintes temas: relações Executivo-Legislativo, políticas públicas, processo legislativo, CPIs, medidas provisórias e reformas. Seus principais trabalhos estão relacionados a privatizações, segurança pública, assistência social e vetos presidenciais. Nos últimos anos, tem se dedicado ao ensino de métodos de pesquisa, primeiro no Consórcio de Informações Sociais - CIS (2007) e posteriormente nos cursos de graduação em Ciências Sociais e em Políticas Públicas da UFRGS, e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da mesma universidade.

 

Natalia Pietra Mendez

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), Mestre(2004) e Licenciada(2002) em História pela mesma instituição. É Professora do Departamento de História da UFRGS, do Mestrado Profissional em Ensino de História, PROFHISTÓRIA (Núcleo UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em História(UFRGS). Foi Professora da Universidade de Caxias do Sul entre 2006 e 2012. Investiga temas relacionados a história das mulheres, história do feminismo, gênero e ensino de história e teoria da história.

 

Paulo Brack

É biólogo e mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Desde 1994, é professor do Departamento de Botânica da UFRGS. Trabalha em projetos de pesquisa e extensão sobre conservação, uso sustentável da flora do RS e políticas públicas em biodiversidade, em Conselhos de Meio Ambiente, em diferentes âmbitos, representando voluntariamente o InGá - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais.

 

Róber Ávila

Professor Adjunto do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS. É integrante do Conselho Deliberativo do Instituto de Justiça Fiscal. É colunista do portal Brasil Debate. Lecionou na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, na Universidade Federal do Rio Grande, na Universidade de Caxias do Sul e na UniRitter, em nível de graduação e pós-graduação. Foi analista pesquisador da Fundação de Economia e Estatística, onde foi assessor da direção. Foi diretor do Sindicato dos empregados em empresas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas de fundações estaduais do Rio Grande do Sul. Foi funcionário do Banco do Brasil.

 

Rosana Pinheiro Machado

É cientista social, docente, escritora e pesquisadora. Atualmente é Professora Titular Visitante da Universidade Federal de Santa Maria no PPG de Ciências Sociais. É membro da Academia Britânica de Ensino Superior. Foi professora de Desenvolvimento Internacional na Universidade de Oxford de 2013 a 2016. Realizou pesquisa de pós-doutorado pela Harvard University, onde também foi Visiting Scholar (2012-2013). Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez seu doutorado em Antropologia Social pela UFRGS, sendo bolsista da Wenner-Gren Foundation, com doutorado sanduíche pela University College London (UCL). Sua tese, baseada em dez anos de pesquisa, acompanhou uma cadeia global de mercadorias na rota China-Paraguai-Brasil, com foco no mercado informal e na pirataria. Esse trabalho foi agraciado com os seguintes prêmios: Primeiro Lugar no ?Prêmio ABA/FORD de Direitos Humanos"; "Melhor Tese de Ciências Sociais/ANPOCS" e "Grande Prêmio CAPES de Tese". Considerada nas Ciências Sociais brasileiras como uma das pioneiras na produção de trabalho de campo na República Popular da China, Rosana Pinheiro-Machado dedica-se no momento aos temas da propriedade intelectual, pirataria e informalidade; comércio internacional, produção, consumo e mercado; pobreza, periferias urbanas e desenvolvimento em economias emergentes. Na área docente, também ensina e orienta trabalhos sobre os novíssimos movimentos sociais do século XXI. Autora dos livros Counterfeit Itineraries in the Global South (Routledge, 2017), Made in China (Hucitec, 2011) e China, passado e presente (Artes e Ofícios, 2013), o referencial de sua trajetória acadêmica tem sido a reflexão sobre a modernidade e o desenvolvimento, especialmente no contexto dos BRICS (com ênfase no Brasil e na China). Possui diversas publicações em periódicos internacionais (inglês, espanhol, francês e chinês).

Última atualização: terça-feira, 25 jun. 2019, 14:50