Este Curso conta com 7 pessoas na composição da equipe (pedagógica, sem considerar a imensa equipe multidisciplinar envolvida na concepção e execução técnica) sendo:

Negras: 04 - Coordenadora Geral, Coordenadora adjunta, Bolsista de desenvolvimento institucional e Profa. do Módulo 2.

Brancas: 03 - Professoras dos Módulos I, III e VI.

Por estes números já se percebe que as integrantes brancas não são maioria. Entretanto, ainda que fossem, isso não invalidaria ou deslegitimaria o Curso sobretudo por duas razões:

1 - Acreditamos que nem todo sujeito evidencia sua concepção epistêmica a partir do lugar social ocupado/vivenciado;

2 - Este grupo de 07 mulheres compõe um outro grupo mais extenso, pluralmente composto por homens e mulheres, negros e negras, brancos e brancas, que atua junto desde 2013, quando iniciamos a oferta do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO na UFRGS. Neste grupo ampliado contamos com outros professores e professoras - negros e negras - do quadro da Universidade. Portanto, somos sabedoras de que existem professoras e professores negros e negras na UFRGS. Inclusive a Coordenadora Geral deste curso é uma delas e atua nesta Universidade há mais de 18 anos. Inclusive, além de docentes, a Universidade conta ainda com uma quadro técnico-administrativo de excelente formação, incluindo um número expressivo de Doutores e Doutoras, Mestres e Mestras, além de sujeitos que estão percorrendo seu processo formativo, entre os quais me incluo, na condição de negra e Doutorando no PPGEDU. Ou seja, o UNIAFRO reconhece e valoriza a atuação da comunidade negra acadêmica da Universidade.

Este MOOC é uma primeira experiência no campo da oferta de cursos massivos e abertos. Por sermos todos professores atuantes na Educação Básica, no Ensino Superior e na Formação Continuada de Professores e, portanto, forjados através de interações pessoais, optamos pela realização desta primeira oferta de modo enxuto e modesto, pois estamos aprendendo sobre o funcionamento e, sobretudo, os impactos e desdobramentos suscitados a partir das proposições assíncronas.

Em um tempo próximo pretendemos complementar este Curso, incluindo outras discussões e maior aprofundamento (sem perder de vista o caráter democrático desta proposta: qualquer pessoa alfabetizada em Língua Portuguesa ou Língua Brasileira de Sinais e com acesso à internet, deve ser capaz de compreender os materiais disponibilizados). Nestes novos cursos contaremos com a participação de outros membros da Equipe UNIAFRO e teremos mais docentes negros.

Tanara Forte Furtado,

Integrante da Equipe UNIAFRO/UFRGS.

Última atualização: quarta-feira, 10 jun. 2020, 15:35