Projeto de Pesquisa: Correlação entre Autorrelatos e Detecção de Estados Afetivos via Data Mining em Cursos Online Gratuitos
Eu, Napoliana Silva de Souza, estou realizando uma pesquisa que tem como objetivo geral analisar os traços de personalidade, estados afetivos, comportamentos de navegação e aprendizagem de estudantes de MOOCs, com o propósito de identificar relações entre essas variáveis e o desempenho dos alunos na aprendizagem. Os objetivos específicos são:
1) comparar diferentes formas de coletar informações acerca de estados afetivos de estudantes, tais como questionários de autorrelato e mineração de texto.
2) verificar qual a relação entre traços de personalidade e os estados afetivos relatados por estudantes, e como influenciam o engajamento e desempenho na aprendizagem.
Por isso, quero convidá-lo(a) a participar da pesquisa intitulada “Correlação entre autorrelatos e detecção de estados afetivos via data mining em MOOCs”.
Para nos ajudar com essa pesquisa, por favor preencha os seguintes questionários, que serão apresentados ao longo do curso.
1. Um questionário com 10 questões sobre seu perfil e motivos para realizar o curso;
2. Um questionário sobre Traços de Personalidade, cujo título original (em inglês) é: Tem Item Personality Inventory – TIPI. O tempo estimado para responder este questionário é de menos de 05 minutos.
3. Um questionário sobre Estados afetivos, cujo título original (em inglês) é: Achievement Emotion Questionnaire – AEQ. O tempo estimado para responder este questionário é de menos de 05 minutos.
4. Um questionário com 9 perguntas sobre sua opinião sobre o curso.
5. Caso você tenha interesse e disponibilidade, gostaríamos de conversar para saber sua opinião sobre o curso.
O anonimato será mantido, pois após a extração dos dados da plataforma, os dados de identificação serão “embaralhados” por meio de um procedimento que cria uma sequência aleatória de caracteres. Os dados serão utilizados apenas neste estudo, sendo guardadas por cinco anos em um servidor de internet da UFRGS e após este período serão destruídos. Como o curso é ofertado na plataforma Lúmina, não haverá custo em decorrência da participação. Caso você não queira mais participar, poderá sair do estudo a qualquer momento. A sua participação na pesquisa é voluntária.
Os riscos que possam ocorrer no momento do preenchimento do instrumento estão relacionados ao cansaço ou aborrecimento ao preencher os questionários e às entrevistas. Em função da pandemia de Covid-19, não haverá encontros presenciais, e as entrevistas serão feitas de forma online. Estes riscos serão minimizados, pois as pesquisadoras estarão atentas à situações constrangedoras ou de desconforto aos estudantes em decorrência de sua participação neste estudo. Além disso, as mesmas garantem a liberdade dos sujeitos de não responderem as questões que considerarem constrangedoras, estando atenta aos sinais verbais e não verbais de desconforto; assegurando a confidencialidade e a privacidade, a proteção da imagem e a não estigmatização, garantindo a não utilização das informações em prejuízo das pessoas, inclusive em termos de autoestima, de prestígio e/ou econômico–financeiro. Quanto aos benefícios, a pesquisa contribuirá para a identificação das relações entre estados afetivos, características de personalidade e interação e desempenho dos estudantes de cursos on-line.
Observações:
Esta pesquisa está sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação da prof. Dra. Gabriela Trindade Perry, tendo como pesquisadora assistente, a doutoranda Napoliana Silva de Souza. Caso necessite de maiores informações, você poderá entrar em contato com a pesquisadora responsável Prof. Dra. Gabriela Trindade Perry (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tel.: 51 3308.5226, Endereço: Av. Paulo Gama, 110 - 329 - Farroupilha, Porto Alegre - RS, 90010-150) ou com a pesquisadora auxiliar Napoliana Silva de Souza, (mesmo endereço).
O projeto foi avaliado pelo CEP-UFRGS, órgão colegiado, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, cuja finalidade é avaliar – emitir parecer e acompanhar os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos, em seus aspectos éticos e metodológicos, realizados no âmbito da instituição. Você pode entrar em contato com o CEP-UFRGS no endereço Av.
Paulo Gama, 110, Sala 311, Prédio Anexo I da Reitoria, Campus Centro, Porto Alegre/RS, CEP 90040-060, telefone +55 51 3308 3738, e-mail: etica@propesq.ufrgs.br. Horário de funcionamento de segunda a sexta, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00h.
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