Projeto de Pesquisa: CORRELAÇÃO ENTRE AUTORELATOS E DETECÇÃO DE ESTADOS AFETIVOS VIA DATA MINNING EM CURSOS ONLINE GRATUITOS
Eu, Napoliana Silva de Souza, estou realizando uma pesquisa que tem o objetivo geral analisar os traços de personalidade, estados afetivos, comportamentos de navegação e aprendizagem de estudantes de MOOCs, com o propósito de identificar relações entre essas variáveis e o desempenho dos alunos na aprendizagem., como objetivos específicos: 1) comparar diferentes formas de coletar informações acerca de estados afetivos de estudantes, tais como questionários de autorrelato e mineração de texto e 2) verificar qual a relação entre traços de personalidade e os estados afetivos relatados por estudantes, e como influenciam o engajamento e desempenho na aprendizagem. Por isso, quero convidá-lo(a) a participar da pesquisa intitulada “Correlação entre autorelatos e detecção de estados afetivos via data minning em MOOCs” tendo como instituição proponente o Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação da prof. Dra. Gabriela Trindade Perry, tendo como pesquisadora assistente, a doutoranda Napoliana Silva de Souza. Caso necessite de maiores informações, você poderá entrar em contato com a pesquisadora responsável Prof. Dra. Gabriela Trindade Perry (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tel.: 51 3308.5226, Endereço: Av. Paulo Gama, 110 - 329 - Farroupilha, Porto Alegre - RS, 90010-150) ou com a pesquisadora auxiliar Napoliana Silva de Souza, (mesmo endereço).
A pesquisa possui 6 etapas, todas opcionais. Caso você não queira participar, seus dados não serão utilizados! Para facilitar a leitura, elas são listadas a seguir.
Um questionário com 20 questões, divididas entre: perfil (com 10 perguntas sobre sexo, idade e motivos para realizar o curso); e características de personalidade (com 10 perguntas sobre sua personalidade). O tempo estimado para responder este questionário é de 10 minutos.
Realização do curso, com duração variável – nosso histórico indica de algumas pessoas finalizam o curso em menos de um dia, enquanto outras levam um pouco menos de uma semana, sendo que poucas levam mais que isso.
Questionário com 1 pergunta, chamado “Feedback pré-aprendizagem”. O tempo estimado para responder este questionário é de menos de 1 minuto.
Questionário “Feedback pré-finalização do curso”, com 4 perguntas. O tempo estimado para responder este questionário é de menos de 1 minuto.
Questionário “Feedback final sobre sua aprendizagem”, com 4 perguntas.
Caso você tenha interesse e disponibilidade, gostaríamos de conversar para saber sua opinião sobre o curso.
O anonimato será mantido, ou seja, o nome dos estudantes não será utilizado, pois após a extração dos dados da plataforma, os dados de identificação serão “embaralhados” por meio de um procedimento que cria uma sequência aleatória de caracteres. Os dados serão utilizados apenas neste estudo, sendo guardadas por cinco anos em um servidor de internet da UFRGS e após este período serão destruídos. Como o curso é ofertado na plataforma Lúmina, não haverá custo em decorrência da participação. Caso você não queira mais participar, poderá sair do estudo a qualquer momento. A sua participação na pesquisa é voluntária.
Os riscos que possam ocorrer no momento do preenchimento do instrumento estão relacionadas a cansaço ou aborrecimento ao preencher os questionários ao às entrevistas. Em função da pandemia de Covid-19, não haverá encontros presenciais, e as entrevistas serão feitas de forma online. Estes riscos serão minimizados pois as pesquisadoras estarão atentas à situações constrangedoras ou de desconforto aos estudantes em decorrência de sua participação neste estudo. Além disso, as mesmas garantem a liberdade dos sujeitos de não responderem as questões que considerarem constrangedoras, estando atenta aos sinais verbais e não verbais de desconforto; assegurando a confidencialidade e a privacidade, a proteção da imagem e a não estigmatização, garantindo a não utilização das informações em prejuízo das pessoas, inclusive em termos de autoestima, de prestigio e/ou econômico–financeiro. Quanto aos benefícios, a pesquisa contribuirá para a identificação das relações entre estados afetivos, características de personalidade e interação e desempenho dos estudantes de cursos on-line.
Prof. Dra. Gabriela Trindade Perry
(Pesquisadora principal)
Doutoranda Napoliana Silva de Souza
(Pesquisadora assistente