Programação

  • Nome do curso

    Mercados institucionais para a Agricultura Familiar


    Bem vindas(os)!

    Nós do Projeto de Pesquisa Compras públicas e circuitos curtos da agricultura familiar: a promoção da segurança alimentar e nutricional por meio do abastecimento alternativo no Sul do Brasil e Colômbia agradecemos seu interesse em participar deste curso.

    O curso tem como objetivo capacitar atores envolvidos nas compras de produtos da agricultura familiar para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e é dirigido para nutricionistas, agricultores familiares, acadêmicos, gestores, técnicos, e demais interessados. O curso busca contextualizar o tema sob a perspectiva das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, abordando a sustentabilidade do sistema agroalimentar e enfocando o papel do Estado e suas compras públicas de alimentos. Além disso pretende-se enfocar o lado da oferta, dando subsídios aos agricultores familiares e cooperativas de como realizar os processos relacionados às exigências deste mercado e incentivando a produção agroecológica. Também visa contribuir com os nutricionistas, no sentido de incentivá-los e capacitá-los para a compra de produtos de agricultores familiares. Além disso, enfatiza a participação social tanto dos conselheiros dos Conselhos de Alimentação Escolar, quanto dos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional, oferecendo informações para que seus membros sejam mais efetivos em seus objetivos. O curso é divido em 4 módulos, totalizando 160 horas de formação.

    Desejamos a todas (os) um ótimo estudo!

    Obs.: esse é um projeto financiado pelo CNPq e é referente à Chamada CNPq/MCTIC Nº 016/2016.

    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.
    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.