Programação

  • Nome do curso

    Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira

    Boas vindas!

    O curso vem ampliar conhecimentos sobre esse escritor gaúcho, reconhecido por valorizar as culturas negras.

    O objetivo do curso é apresentar, de forma introdutória, Oliveira Silveira: sua vida, sua obra e sua consciência negra.

    Egresso da UFRGS, Oliveira Silveira (1941-2009) graduou-se professor de Português-Francês e suas respectivas literaturas, em 1965. Foi um dos idealizadores do primeiro ato evocativo ao 20 de novembro, em homenagem a Zumbi, na celebração realizada pelo “Grupo Palmares” em 1971, em Porto Alegre. Sua obra vem ganhando destaque nas literaturas gaúcha, sul-rio-grandense e brasileira, principalmente pelo resgate das culturas negras nas artes literárias.

    O curso está dividido em três módulos: No primeiro módulo, intitulado “Oliveira Silveira: de Rosário do Sul à Porto Alegre”, são abordados aspectos de sua VIDA como: as origens familiares no interior do estado do Rio Grande do Sul; a formação escolar desde o primário à Universidade; e a formação da família de Oliveira com Julieta Maria Rodrigues. No segundo módulo, intitulado “Oliveira Silveira: de comunicador a poeta”, são abordados aspectos de sua OBRA como: as influências literárias que permearam sua produção; as principais publicações e criações realizadas por ele; e alguns estudos acadêmicos que contemplam Oliveira Silveira. No terceiro módulo, intitulado “Oliveira Silveira: do 13 de maio ao 20 de novembro”, são abordados aspectos da formação de sua CONSCIÊNCIA como: as participações cidadãs nas instituições de ensino; a construção histórica do vinte do novembro; e a repercussão da unidade em torno de Zumbi dos Palmares projetada em políticas públicas de igualdade no Brasil.

    Cada módulo é formado por videoaula, textos, links e materiais de apoio. Ao final de cada módulo, será disponibilizado um questionário como uma forma de recurso de avaliação de aprendizagem. Nos extras, além de outros recursos, estão postados os vídeos com depoimentos de amigos e amigas de Oliveira Silveira.

    Bons estudos!

    Lembre-se: o curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.