Programação

  • Música na economia criativa

    Música na economia criativa

    Este curso foi organizado em 5 módulos, divididos em 2 partes:

    • No Módulo I, partiremos de noções introdutórias acerca da organização da indústria da música, diferenciaremos gravadoras Majors e Indies e trataremos acerca do mercado global e mercado brasileiro de música. Ainda, abordaremos um panorama geral a respeito do mercado independente.
    • Já no Módulo II, abarcaremos as etapas da cadeia produtiva da música, de modo que aprenderemos sobre o ciclo de produção tanto a partir das etapas quanto através das atividades e ocupações. Ademais, trataremos sobre as diferenças entre amadorismo e profissionalismo no mercado da música.
    • No Módulo III, aprenderemos sobre direitos autorais e conexos e sobre a diferença entre obra musical e fonograma. Além disso, trataremos acerca do que são direitos morais e patrimoniais e conheceremos um pouco mais a respeito de leis de incentivo brasileiras.
    • No Módulo IV, estudaremos estratégias e modelos de negócio no mercado da música, o que é planejamento estratégico e como ele pode auxiliar em um modelo de negócio. Também trataremos sobre as mídias sociais, públicos e indicadores na área da música.
    • Ao final, no Módulo V, trataremos a respeito da atualização e internacionalização no âmbito do mercado da música.

    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.