Programação

  • Desconstruindo o racismo na prática

    Desconstruindo o racismo na prática



    O curso tem o objetivo de promover uma educação antirracista e colocar o negro em uma nova posição de olhar social.
    Há atividades para cada módulo, onde o aluno deve marcar questões de verdadeiro ou falso ou assinalar a resposta certa: nos três primeiros módulos há cinco atividades; no módulo final, apenas uma.
    O curso irá promover discussões a partir de falas, vídeos e imagens interativas que farão o aluno refletir sobre territorialidade quilombola, africanidades, políticas de promoção à igualdade e mulheres negras.
    O curso conta com recursos e ferramentas de acessibilidade na comunicação como a audiodescrição para as pessoas com deficiência visual, janela de Libras e legendas para surdos e ensurdecidos, mas ressaltamos que estes recursos auxiliam a todos, incluindo outras públicos.
    Você poderá escolher qual material acessar na versão de sua preferência, atendendo assim as suas necessidades e/ou desejos. Os vídeos e as atividades, por exemplo, serão disponibilizados em multiformato. Você terá a opção de assistí-los com janela de Libras, Legendas e Audiodescrição. Assim como os textos, que serão oferecidos em diferentes formatos, como pdf, em áudio e arquivo editável, para configuração do tamanho de fonte e leitura da forma que lhe agradar.

    Lembre-se: o curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.