Programação

  • Geral

    Esportes e Atividades ao Ar Livre – 2ª edição

    Orientações

    Nos últimos anos tem se tornado perceptível a ampliação do número de praticantes de canoagem, trekking, surfe, skate, stand up paddle, slackline, acampamento, entre outros esportes e atividades ao ar livre. A prática de tais atividades é realizada em locais bastante diversificados.

    Em paralelo à expressividade, interesse e potencialidades dos esportes e atividades ao ar livre, torna-se relevante considerar alguns aspectos éticos, como os relacionados ao meio ambiente e a presença de riscos nas práticas. Pretende-se, com a realização deste curso, sensibilizar os participantes em relação à abrangência dos esportes e atividades ao ar livre; relevância da educação ambiental ao ar livre; importância da gestão de riscos para a prática de esportes e atividades ao ar livre; e às possibilidades de práticas, inclusive de docência, centradas em esportes e atividades ao ar livre.

    O curso está organizado em 4 módulos (introdução aos esportes e atividades ao ar livre; educação ambiental ao ar livre; gestão de riscos em esportes; e atividades ao ar livre e relatos de experiência) que devem ser realizados em sequência, no tempo em que for adequado ao participante.

    Atenção: Este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.