Programação

  • Esportes e Atividades ao Ar Livre – 2ª edição

    Esportes e Atividades ao Ar Livre – 2ª edição


    Nos últimos anos tem se tornado perceptível a ampliação do número de praticantes de canoagem, trekking, surfe, skate, stand up paddle, slackline, acampamento, entre outros esportes e atividades ao ar livre. A prática de tais atividades é realizada em locais bastante diversificados.

    Em paralelo à expressividade, interesse e potencialidades dos esportes e atividades ao ar livre, torna-se relevante considerar alguns aspectos éticos, como os relacionados ao meio ambiente e a presença de riscos nas práticas. Pretende-se, com a realização deste curso, sensibilizar os participantes em relação à abrangência dos esportes e atividades ao ar livre; relevância da educação ambiental ao ar livre; importância da gestão de riscos para a prática de esportes e atividades ao ar livre; e às possibilidades de práticas, inclusive de docência, centradas em esportes e atividades ao ar livre.

    O curso está organizado em 4 módulos (introdução aos esportes e atividades ao ar livre; educação ambiental ao ar livre; gestão de riscos em esportes; e atividades ao ar livre e relatos de experiência) que devem ser realizados em sequência, no tempo em que for adequado ao participante.


    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

    A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.

  • Antes de iniciar...

    Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.

  • Bem-vind@s ao MOOC Esportes e Atividades Ao Ar Livre!

    Sua primeira atividade será o preenchimento da “Pesquisa Inicial”, pois desejamos conhecer um pouco você.
    Após o preenchimento desta pesquisa você já poderá iniciar o módulo 1 do curso.
    Lembre-se que, a qualquer momento do curso, você pode entrar em contato conosco através do email esporteseativarlivre@gmail.com.

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 1 - Caracterização dos Esportes e Atividades ao Ar Livre

    Neste módulo vamos refletir sobre a diversidade das expressões dos esportes e atividades ao ar livre; a heterogeneidade dos praticantes dessas atividades; a multiplicidade de espaços utilizados e as diferentes motivações e potencialidades dos esportes e atividades ao ar livre.

    Convidamos você para assistir os vídeos disponibilizados nesse módulo, realizar a leitura dos materiais indicados e assistir a aula 1. Depois disso, você deverá responder o questionário 1 – esta atividade é obrigatória para você iniciar o módulo 2 desse curso.

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 2 - Educação Ambiental ao Ar Livre

    Neste módulo convidamos você a refletir sobre as relações entre os esportes e atividades ao ar livre e a educação ambiental e sobre a viabilidade do desenvolvimento de propostas de educação ambiental ao ar livre.

    Você é convidado a realizar a leitura dos materiais de referência disponibilizados nesse módulo, a assistir a aula 2 e a responder o questionário 2. 

    Desejamos que as atividades aqui propostas sejam uma colaboração para você ampliar seu conhecimento em relação aos esportes e atividades ao ar livre. Caso você queira saber mais sobre gestão de riscos nos esportes e atividades ao ar livre, no módulo 3 essa temática será abordada. Ao finalizar o questionário 2, você terá acesso ao próximo módulo do curso.

    Disponível se:
    • A atividade Questionário 1 está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 3 - Gestão de Riscos em Esportes e Atividades ao Ar Livre

    Neste momento do curso convidamos você a reconhecer que a exposição a riscos é característica indissociável dos esportes e atividades ao ar livre e que, em consequência disso, a gestão de riscos nessas atividades é extremamente relevante. 

    Neste módulo disponibilizamos para você alguns vídeos, textos que abordam a temática deste módulo e a aula 3. Como nos módulos anteriores, ao realizar o questionário 3, você terá acesso ao 4º e último módulo desse curso.

    Lembramos que a qualquer momento você poderá entrar em contato com a equipe do curso através do e-mail esporteseativarlivre@gmail.com

    Disponível se:
    • A atividade Questionário 2 está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 4 - Relato de Experiência com Esportes e Atividades ao Ar Livre

    Estamos na reta final do nosso curso e desejamos que esse também seja um espaço de troca de experiências relacionadas aos esportes e atividades ao ar livre.

    Disponibilizamos para você um vídeo que ilustra um pouco da nossa experiência no Projeto Navegar e gostaríamos que todos os participantes desse curso também fizessem algum relato da sua experiência com esportes e atividades ao ar livre! Então, participe do Fórum deste módulo respondendo às questões propostas e comentando, também, as respostas dos outros participantes.

    Depois de participar do Fórum, leia os materiais de referência e responda o último questionário do curso. Agradecemos sua participação e solicitamos que preencha a avaliação do curso. Sua opinião é essencial para continuarmos aprimorando nosso curso.

    Disponível se:
    • A atividade Questionário 3 está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Fórum

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Finalização do curso

    Você está na reta final desse curso e agradecemos sua participação!

    Sua opinião é muito importante para nós! A partir da avaliação de quem, efetivamente, participou das atividades, poderemos continuar aprimorando esse curso.

    Por favor, preencha o questionário de avaliação. Depois, se você desejar, poderá obter seu Atestado de Conclusão do Curso.

    Disponível se: A atividade Questionário 4 está concluída e aprovada.