Programação

  • Promover a Imaginação Sociológica

    Promover a Imaginação Sociológica

    Bem-vindos!

    Uma das questões ainda em aberto na Sociologia aplicada na escola diz respeito ao uso dos autores clássicos e a forma sobre como trabalhá-los com os jovens do ensino médio. Essa não é uma questão de fácil resolução. A teoria sociológica é demasiado densa e abstrata quando sua aplicação deveria ser prática e concreta junto aos estudantes. O professor de Sociologia na escola deve considerar em seu planejamento didático que a maior parte dos seus alunos não será e tão pouco pretende ser sociólogo. Levar muita teoria para a sala de aula e encher o quadro de conceitos desconexos tende a ser uma má receita pedagógica, que pode afastar os estudantes da disciplina e até mesmo criar entre eles uma antipatia com os temas sociológicos.

    Por outro lado, o professor de Sociologia na escola, ele sim, precisa ter domínio elementar das abordagens clássicas para praticar sua função pedagógica. É fundamental que o professor da disciplina de Sociologia esteja capacitado a estimular os estudantes a se fazerem as perguntas que os próprios autores clássicos se fizeram sobre a vida em sociedade. Para tanto, é recomendável que o professor conheça o leque de perspectivas e narrativas interpretativas que tornam as Ciências Sociais uma área de conhecimento das mais ricas e estimulantes.

    Este curso destina-se à formação inicial e continuada de professores de Sociologia, formados ou não na área das Ciências Sociais, e foi desenvolvido também para atender a todos os interessados em obter conhecimentos elementares de teoria sociológica básica. Mesmo sem a preten­são de abarcar o complexo debate pedagógico acerca dos processos de ensino-aprendizagem na área das Ciências Sociais, o curso visa contribuir com o desenvolvimento de práticas didáticas necessárias para transpor o conhecimento acadêmico abstrato em saberes escolares concretos.

    A proposta metodológica do curso consistiu em expor teorias, conceitos e temas de Sociologia Clássica a partir de dois recursos de aprendizagem: (1) charges e cartuns, que proporcionam uma aproximação lúdica ao exercício da aprendizagem; e (2) mapas conceituais, que favorecem uma sistematização articulada do conteúdo da aprendizagem. Destacamos que o curso tem caráter introdutório, buscando indicar algumas pistas sobre como explorar a obra de quatro autores que estão entre os principais fundadores da Sociologia: Marx, Durkheim, Weber e Simmel. Entendemos que retornar aos clássicos sempre é um exercício inesgotável de imaginação sociológica, pois a forma como tais autores interpretaram a realidade social e identificaram nuances da vida em sociedade é fonte primorosa de insights para melhor conhecer e interpretar o mundo atual.

    Se você estiver pronto, vamos começar!!!

    Professor Dr Daniel Gustavo
    Professor Dr Leandro Raizer


    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

    A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.

  • Antes de iniciar...

    Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.

  • Introdução

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 1 – Encontro com Karl Marx

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 2 – Encontro com Emile Durkheim

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 3 – Encontro com Max Weber

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 4 – Encontro com Georg Simmel

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo de Fechamento

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Fórum

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Finalização do curso

    Disponível se:
    • A atividade ...preencha o Perfil do Estudante! esteja marcada como concluída
    • A atividade Como navegar no MOOC Sociologia esteja marcada como concluída
    • A atividade Introdução animada ao curso esteja marcada como concluída
    • A atividade Quatro olhares fundadores esteja marcada como concluída ...
    • A atividade Relendo as OCEM-Sociologia (pp. 45-62). esteja marcada como concluída
    • A atividade Encontro com Karl Marx esteja marcada como concluída
    • A atividade Mapa conceitual – Marx esteja marcada como concluída
    • A atividade Encontro com Emile Durkheim esteja marcada como concluída
    • A atividade Mapa conceitual – Durkheim esteja marcada como concluída
    • A atividade Encontro com Max Weber esteja marcada como concluída
    • A atividade Mapa conceitual – Weber esteja marcada como concluída
    • A atividade Encontro com Georg Simmel esteja marcada como concluída
    • A atividade Mapa conceitual – Simmel esteja marcada como concluída
    • A atividade Atividade do curso esteja marcada como concluída
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)