Programação
-
Orientações do curso
O curso tem por objetivo apresentar alguns aspectos sobre a luta plural que é o Feminismo. Não se pretendeu esgotar o assunto, pois trata-se de uma temática complexa e com inúmeras facetas.
Entretanto, com a participação de mulheres que são especialistas em suas áreas, conseguimos trazer ao público um curso que trata de várias questões importantes na discussão sobre os direitos das mulheres.
O curso é composto de 11 módulos, cada um deles com vídeos, um podcast e uma seção denominada “Saiba Mais”, que contém referências adicionais sobre o tema do módulo para aqueles que tiverem interesse em se aprofundar mais no tema do módulo.
Para obter o certificado de conclusão, você precisa responder ao questionário objetivo ao final do curso.
Desejamos um bom curso!
Um agradecimento especial a toda a equipe do NAPEAD - Produção Multimídia para Educação, que produziu e trabalhou incansavelmente neste curso. Todos os designers, editores, pessoal de filmagem e administradores do ambiente de aprendizagem, foram essenciais para que a qualidade desse curso fosse de excelência. Além disso, um agradecimento especial ao Centro Cultural Ufrgs pela a acolhida nos espaços da Universidade.
Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.
A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.
-
Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.
-
Neste módulo, Russel Teresinha Dutra da Rosa apresenta como os direitos da mulher se encaixam na perspectiva dos Direitos Humanos.
-
Joanna Burigo, neste módulo, aborda diferentes conceitos, definições e as ondas históricas dos Feminismos.
-
Camila Giugliani, Daniela Knauth e integrantes do Projeto Cravinas (Brasília) abordam questões sobre o direito de autonomia sobre o corpo, a liberdade de escolher sua orientação sexual e sua vida reprodutiva. Tratam de como esses direitos foram adquiridos e salientam sobre a necessidade de continuar lutando por direitos conquistados, mas que não estão garantidos.
-
Neste módulo, Katemari Rosa apresenta as diferentes perspectivas de lutas das mulheres negras, e salienta a necessidade de pensar o feminismo de maneira mais integrada, plural e interseccional.
-
Atena Beauvoir, Sophia Favero e Fran Demétrio apresentam discussões sobre o que é ser trans, problematizando definições e conceitos em torno deste tema.
-
Neste módulo, Daniela Dell'Aglio apresenta discussões em torno dos conceitos gerais a respeito do sexo biológico, de gênero e orientação sexual.
-
Marcia Barbosa e Carolina Brito discutem neste módulo sobre o mundo das mulheres nas ciências, apresentando dados sobre a presença de mulheres em diversas áreas científicas no Brasil e no mundo.
-
Neste módulo, Margareth Goldenberg discorre sobre equidade de gênero no mundo corporativo, destacando que empresas estão em busca de mais mulheres em cargos de liderança e, em particular, de mulheres nas áreas de ciências exatas e tecnológicas.
-
Neste módulo, Débora do Carmo Vicente apresenta discussões sobre a baixíssima participação das mulheres na política.
-
Neste módulo, Daniela Kern fala sobre a presença das mulheres no mundo das artes, apresentando dados históricos que apontam que em acervos de museus e em cargos de prestígio, as mulheres são sub-representadas.
-
Fernanda Statniscuaski, neste módulo, discute sobre os impactos da família e, em particular dos filhos, na carreira das mulheres.
-
-
-