Programação
-
Orientações do curso
Este curso foi organizado em cinco módulos:
- No Módulo I, vamos trabalhar algumas definições teóricas de museu ao longo do tempo e aprender sobre políticas públicas e políticas de profissionalização, bem como sobre o histórico e estrutura da área museal.
- Já no Módulo II, trataremos sobre o planejamento e gestão estratégica de unidades museais, sustentabilidade e inovação em museus e sobre leis de financiamento da cultura.
- No Módulo III, veremos a respeito das relações entre museus e economia, sobre a administração de museus como empresas e também sobre modelos de negócios e economia digital. Além disso, também nos dedicaremos a compreender como funcionam as pesquisas neste âmbito e a contagem de público.
- No Módulo IV, aprenderemos sobre os princípios do Marketing social, a importância do posicionamento estratégico da organização e como identificar públicos estratégicos. Ainda, abordaremos as ferramentas de comunicação relacionadas à imagem organizacional e as estratégias de internacionalização para museus e patrimônio.
- Ao final, no Módulo V, trabalharemos a utilização de tecnologias nos museus, a inovação tecnológica e formatos de acesso virtual. Além disso, trataremos sobre diretos autorais e direitos de uso de imagem e proteção de dados.
Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.
A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.
-
Complete a atividade "Saiba como funciona o curso" abaixo para iniciar.
-
-
-
-