Programação
-
Vamos abrir janelas?
Nesse curso sobre Zero Discriminação, o objetivo é trazer informação para o enfrentamento do estigma e discriminação no contexto da epidemia de hiv/aids.
Como ponto de partida na linguagem, a escrita das siglas do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) aparecerá em letras maiúsculas e, também, em letras minúsculas.
Todo o conteúdo do curso é organizado em "janelas". A escolha por janelas têm sentido pedagógico, como um convite para a abertura de pensamentos e possibilidades. As janelas do curso Zero Discriminação conectam direto a pontos e assuntos que interessam a todas as pessoas, especialmente profissionais de saúde.
Os conteúdos foram concebidos como um diálogo de saberes. Por isso, nas janelas teremos encontros com pessoas dos movimentos sociais, das organizações da sociedade civil, ativistas, pessoas ativadoras de conteúdos nas redes sociais, pessoas pesquisadoras, profissionais da área da saúde, artistas e tantas outras atuantes no enfrentamento dos estigmas e discriminação à pessoa que vive com hiv.
O curso está organizado em cinco janelas, com curadoria e produção de materiais diversos, nos formatos de vídeos, áudios, entrevistas e seleção de textos. São elas:
- Janela Panorâmica: Estratégias globais de enfrentamento do hiv/aids;
- Janela Panorâmica: hiv/aids no Brasil;
- Janelas abertas para os conceitos;
- Janelas abertas para o cuidado;
- Janelas para a equidade: vulnerabilidades e hiv/aids.
Ao final do percurso, faça a avaliação, isso vai te ajudar a compreender como você articulou os conteúdos, permitindo a revisão ou a retomada daqueles que precisar. A finalização da avaliação permitirá que você obtenha o seu certificado de conclusão do curso.
E, também, continue abrindo as outras janelas, que são complementares e opcionais: a janela de interações, a janela de artes e a janela do baú.
Organizado durante a pandemia de COVID-19, e com inúmeros desafios impostos, este curso é uma iniciativa de instituições públicas de ensino, a partir do grupo de pesquisa que tem atuado na produção de cursos MOOC e no enfrentamento à desinformação, e em conjunto com o Programa Conjunto das Nações Unidas Sobre HIV/AIDS (UNAIDS) no Brasil.
Esperamos que o curso possa nos apoiar no alcance da Zero Discriminação, no fortalecimento da equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), dos Direitos Humanos e na promoção da justiça social.
Bom curso para todas, todos e todes!
Atenção! Este curso é autoguiado, não possui tutoria, nem professor(a).Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que a pessoa cursista passe a estar ligada a qualquer curso de graduação ou pós-graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de estudantes regularmente matriculados(as) na UFRGS. Recomenda-se que os(as) estudantes da UFRGS devem consultar os(as) professores(as) para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.
A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.
-
Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.
-
Nesta Janela, está disponível conteúdo sobre a proposta do UNAIDS para a resposta ao hiv/aids. Abordaremos, também, os Direitos Humanos, entre eles, os direitos sexuais e reprodutivos para o enfrentamento do estigma e discriminação.
Além disso, serão discutidas as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o documento do UNAIDS para acabar com as iniquidades e as mortes por aids no mundo.
Compreenderemos, por fim, quais são as relações entre as cidades e as desigualdades em saúde, aspectos transversais da agenda do UNAIDS.
Caso queiram aprofundar os conhecimentos sobre a temática de alguma das aulas, ou mesmo visitar as referências completas, visite a página dos Materiais Complementares.
-
Nesta Janela, está disponível um panorama epidemiológico e as ações governamentais frente à epidemia de hiv/aids pelo Ministério da Saúde.
Vocês poderão acompanhar, na sequência, uma reflexão sobre as trajetórias e experiências da resposta brasileira à epidemia de hiv/aids. Há, também, uma discussão sobre a importância histórica e a potência da mobilização comunitária e das organizações da sociedade como centrais nas respostas e enfrentamento da epidemia.
Caso queiram aprofundar os conhecimentos sobre a temática de alguma das aulas ou mesmo visitar as referências completas, visite a página dos Materiais Complementares.
-
Nestas Janelas, vocês acompanharão os aspectos teóricos que nos permitem compreender, de maneira ampla, os determinantes sociais em saúde, as questões sobre saúde sexual e reprodutiva e a violência.
Visitaremos, também, os conceitos de vulnerabilidade e o processo de vulnerabilização que as pessoas estão envolvidas; o que é um estereótipo, o preconceito e a discriminação, sob a lente da interseccionalidade. A diferença entre sexo e gênero também serão abordados.
E, por fim, falamos sobre a desinformação e como enfrentá-la e os aspectos da bioética quando tratamos da temática do hiv/aids.
Caso queiram aprofundar os conhecimentos sobre a temática de alguma das aulas ou mesmo visitar as referências completas, visite a página dos Materiais Complementares.
-
Nestas Janelas, vamos ter à disposição materiais sobre as perspectivas biomédicas e o hiv, o que é um itinerário terapêutico, o autocuidado e a autonomia dos sujeitos, a perspectiva da integralidade, a prevenção combinada ao hiv, a proposta de redução de danos e a qualidade da assistência à saúde.
Caso queiram aprofundar os conhecimentos sobre a temática de alguma das aulas ou mesmo visitar as referências completas, visite a página dos Materiais Complementares.
-
Nestas Janelas, estarão disponíveis materiais sobre as vulnerabilidades, os marcadores da diferença, as situações e os desdobramentos da epidemia de hiv/aids em diferentes grupos sociais.
No centro da discussão, portanto, estão as pessoas na perspectiva da equidade e da promoção da justiça social.
Caso queiram aprofundar os conhecimentos sobre a temática de alguma das aulas, ou mesmo visitar as referências completas, visite a página dos Materiais Complementares.
-
Nesta Janela, estarão disponíveis materiais com o objetivo de promover conexões com diferentes assuntos e pontos de vista na perspectiva da Zero Discriminação.
Fazemos o convite para escolha: com quem será o seu encontro e a sua interação?
-
Nesta Janela, estarão disponíveis materiais sobre Zero Discriminação e o espaço das artes.
Vocês poderão acessar e viajar por cinco exposições com galerias de arte virtuais. Produzimos também aulas sobre abordagens artísticas e hiv/aids no Brasil e no mundo.
Organizamos também uma audionovela, inspirada nas radionovelas, do conto "Abandonar Heranças" da escritora Julia Dantas.
-
Nesta Janela, estarão disponíveis materiais para o enfrentamento à desinformação e ao bom uso do conhecimento científico.
Assim, compartilhamos um repositório científico, com artigos selecionados sobre os impactos de intervenções para reduzir o estigma e a discriminação; um repositório institucional e legal, com marcos normativos relevantes sobre o tema de hiv/aids; e drops em áudio, para divulgação de informação de temas do curso.
-
-