Programação

  • Apresentação do curso


    O curso Inovação, criatividade e mudança social tem por objetivo apresentar uma abordagem complexa e matizada sobre o tema da inovação, capaz de levar em conta elementos contraditórios e conflitantes da mudança social. Mais precisamente, trata-se de um curso voltado para as diferentes dimensões implicadas na geração da inovação e na sua dinâmica de implementação, desde o papel da ação criativa, passando pelas formas de interação entre os atores, até a relevância do contexto social no processo.

    O curso destina-se a estudantes de graduação ou pós-graduação e a profissionais das artes e das ciências interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da inovação, de forma crítica e abrangente. Ele está organizado em cinco (05) módulos, em que a inovação será progressivamente abordada a partir de diferentes aspectos envolvidos no conceito. O primeiro módulo busca desnaturalizar o conceito de inovação, situando historicamente seus diversos sentidos e usos, para, em seguida, apresentar as definições mais atuais segundo diferentes critérios (tipos de inovação, graus de novidade) e perspectivas. Os módulos seguintes (2, 3 e 4) destinam-se a dimensões analíticas específicas do conceito (individual, relacional e estrutural) e estão organizados de forma a abordar as principais características dessas dimensões e suas particularidades para a inovação. O último módulo (5) recupera os elementos apresentados previamente a fim de construir uma síntese da inovação e discutir sua complexidade.

    Cada módulo é formado por um conjunto de textos, animações, verbetes, links e materiais de apoio. Ao final de cada módulo, será disponibilizado um questionário como uma forma de recurso de avaliação de aprendizagem. Para cada questionário, há a possibilidade de realizar até duas tentativas, cuja nota será a média das tentativas realizadas. Assim, a nota final obtida no curso será composta pela média das notas de todos os questionários avaliativos. A nota mínima exigida para a obtenção do certificado é 6,0.

    Desejamos um bom curso!

    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

    A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.

  • Antes de iniciar...

    Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • 1. Definindo inovação

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • 2. O papel da criatividade e dos atores envolvidos na inovação

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • 3. Relações inovadoras e as formas de interação

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • 4. Fatores socioinstitucionais e contextos inovativos

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • 5. Recapitulando a inovação

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Fórum

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Finalização do curso

    Disponível se:
    • A atividade Questionário 5 está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)