Programação

  • Apresentação do curso


    Sejam bem-vindas e bem-vindos ao curso Elaboração de Iniciação Científica na Educação Básica!

    Todos os estudantes já sabem que temos muito o que fazer nas disciplinas comuns (aulas, provas, trabalhos, dever de casa) e, por isso, quando os professores anunciam que mais uma atividade vai ser cobrada, é possível que nasça o sentimento de desconfiança, dúvida e cansaço. Contudo, se a proposta for realizar Projetos de Pesquisa, saibam que não há motivo para desespero.

    A Iniciação Científica é uma grande oportunidade para descobrir e desenvolver uma série de habilidades, desde o questionamento das nossas opiniões, até a comunicação de ideias. Não, não se trata de formar cientistas, mas ensinar a trabalhar em equipe, cumprir prazos e aprender com os próprios erros. Pode até, acredite, ser divertido.

    Este curso foi elaborado para dialogar diretamente com os estudantes que, pela primeira vez, tem o desafio de elaborarem pesquisa de iniciação cientifica ainda na Educação Básica. Se você é professor, pode exibir as videoaulas diretamente a seus alunos em sala de aula.

    Sobre esta formação: O objetivo de curso é auxiliar alunos da Educação Básica a realizarem projetos de pesquisa, desde a escolha do tema até a apresentação dos resultados. O curso conta com videoaulas curtas e objetivas, seguidas de perguntas de múltipla escolha. O enfoque é prático, ou seja, ajudar a superar as barreiras mais comuns que surgem ao longo da pesquisa. Para obter o certificado é necessário atingir a nota mínima 6,0. Cada questionário possui duas tentativas e a nota final é calculada com base na média que considera os questionários e as tentativas realizadas em cada um.

  • Antes de iniciar...

    Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • 1. O que é Iniciação Científica?

    O primeiro passo para elaborar um projeto de pesquisa é entender o que é a Iniciação Científica e para que ela serve. Afinal de contas, qual é a diferença entre um trabalho comum de sala de aula e um trabalho de pesquisa científica?

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  • 2. Antes da Pesquisa

    Antes de “por a mão na massa” e sair em busca de respostas para nossas perguntas, é preciso ter muito cuidado para não se perder. Escolher um bom tema, saber como encontrar um foco, fazer um planejamento útil e realizável no tempo disponível são condições para que o trabalho transcorra bem e chegue aos resultados que tanto procuramos.

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  • 3. A Pesquisa

    Depois de tantas escolhas sobre o que pesquisar, é chegada a hora de realizar a pesquisa. Para que ela seja produtiva, contudo, é preciso novamente não se deixar levar pela ansiedade: os passos ainda precisam ser bem planejados para os dados coletados possam se reverter em conhecimento capaz de revelar se as hipóteses foram confirmadas ou refutadas.

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  • 4. Apresentando Resultados

    Realizada a pesquisa, da escolha do tema à análise de dados, é preciso documentar o que foi feito para que outras pessoas possam entender o percurso. Isso é feito de três maneiras: escrita (trabalho escrito ou relatório), visual (pôster) e oral (apresentação oral). Afinal de contas, do que adianta todo o trabalho realizado se ele não se tornar conhecido por outras pessoas ou elas não conseguirem entendê-lo?

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  • Fórum

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  • Finalização do curso

    Obrigado por ter realizado o curso Elaboração de Iniciação Científica na Educação Básica! Espero que ele tenha sido útil e ajude a realizar pesquisas com satisfação e bons resultados!

    Boas pesquisas!

    Prof. Dr. Fábio C. R. Mendes

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