Programação

  • Apresentação do curso

     

    Orientações do curso

    Nossa proposta é acessar algumas produções artísticas contemporâneas disponibilizadas online e em centros/eventos de arte e mídia. Também iremos revisitar projetos desenvolvidos por nosso grupo de pesquisa nos últimos anos, uma vez que nosso interesse é promover a discussão sobre estes novos meios de produção e subjetivação, bem como os modos de ver o mundo que são apresentados por estes artistas. Iremos falar sobre imagem. 

    E qual imagem mais contemporânea que os selfies e outras imagens que são publicadas na internet? Do mesmo modo, os Drones já foram explorados pelos artistas assim como as visualizações com óculos e impressoras 3D. 

    Nosso curso busca trazer algumas obras e projetos fundamentados que possam ser acrescentados nas discussões, tanto na escola quanto para quem espera encontrar online alguns desafios para ampliar seu olhar sobre a arte-tecnologia-educação. Ao final de cada módulo, solicita-se que o aluno visite os materiais suplementares anexados.

    Esperamos que esta introdução sobre arte-tecnologia-educação seja o início de um interesse ampliado por esta área.

     

    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

    A Universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos. Este curso não  oferece certificado. 
  • Módulo 1 - Instagram, selfies, drones e arte-educ

    Neste módulo iremos abordar assuntos atuais como: Instagram, selfies e drones buscando iniciar uma reflexão sobre como estas tecnologias e/ou apropriação destas estão nos permitindo novas formas de produção visual, de expressão artística, de protesto, de estudos críticos e outras manifestações.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 2 - Sociedade Multimídia: corpo-avatar-robot / vigilância-nuvem-códigos

    Neste módulo serão trazidos assuntos que fazem parte do mundo digital, e que mostram nossas pesquisas realizadas nas décadas passadas, buscando uma simulação de ambientes/corpos e avatares mostrando interações possíveis entre professores, alunos e instituições. É discutida a questão do “código” na educação.

    - Você acredita que o uso de “avatares”  e/ou o  código já sejam assuntos discutidos e utilizados na aula de arte? Conhece exemplos para partilhar com o grupo?

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 3 - Na aula de arte - possibilidades

    Neste módulo são trazidos assuntos que fazem parte do mundo digital, com resgate de projetos já realizados em nosso grupo de pesquisa NESTA , mostrando trabalhos em arte e tecnologia como um desafio para a ser proposto, sempre remetendo ao avanço contínuo das tecnologias. 

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Fórum

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)