Programação

  • Apresentação do curso

     

    Os conteúdos dos módulos serão importantes para o desenvolvimento de competências para a prática clínica do(a) enfermeiro(a) como a realização da entrevista, do exame físico e dos registros da avaliação de Enfermagem. Neste sentido, o objetivo do curso será o de oferecer subsídios teóricos para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades sobre a avaliação de Enfermagem.

    Esse curso está organizado em quatro módulos chamados: Entrevista de Enfermagem, Exame Físico, Registros de Enfermagem e Identificação das Necessidades. Em cada módulo, vocês terão acesso a diferentes recursos de estudo com avaliações a serem realizadas para que possam prosseguir ao próximo módulo.

    Esse curso se destina a enfermeiros e estudantes de graduação em Enfermagem interessados em conhecer ou rever conteúdos relacionados à avaliação clínica do paciente. Destacamos que esse é um curso teórico, sendo necessário que os estudantes sejam supervisionados por professores na sua aplicação prática.

    A todos(as), um bom curso!
    Equipe Coordenadora

     

    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

    A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.

  • Antes de iniciar...

    Estimados(as) cursistas,
    Solicitamos que preencham online o instrumento a seguir para que possamos conhecer mais sobre quem está realizando o curso e seu interesse em fazer esse curso. Essas informações nos auxiliarão no desenvolvimento das atividades.
    Obrigada.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 1 - A Entrevista de Enfermagem

         No Módulo 1, terão a oportunidade de conhecer os preceitos de uma entrevista a ser realizada pelo enfermeiro. Essa é a primeira etapa da coleta de dados e seus princípios podem ser aplicados em diferentes contextos como o ambiente hospitalar ou na comunidade.

         Mas para iniciar, convidamos a todos a assistirem o vídeo ‘Consulta de Enfermagem’. A situação apresentada será utilizada como exemplo ao longo deste curso. Na sequência assistam à vídeo-aula ‘Entrevista de Enfermagem’ e leiam o texto de apoio.

         O fórum propõe a discussão do tema deste Módulo e os exercícios avaliam os conhecimentos adquiridos.

    Objetivos:

         - Conhecer as etapas necessárias para a realização de uma entrevista como primeira fase do processo de enfermagem;

         - Aprimorar as habilidades de comunicação necessárias para aplicação do processo de enfermagem. 

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 2 - Exame Físico de Enfermagem

         No Módulo 2, terão a oportunidade de conhecer as técnicas necessárias para realização do exame físico, chamadas técnicas propedêuticas.  Essas são fundamentais para realizar o exame físico na fase de coleta de dados.

         Iniciem assistindo as vídeo-aulas ‘Técnicas propedêuticas’ e ‘Exame físico’, participem da discussão proposta no fórum e concluam respondendo o exercício.

    Objetivos:

         - Conhecer as técnicas propedêuticas para a realização do exame físico,

         - Descrever os principais sistemas a serem avaliados durante a realização do exame físico.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 3 - Registros de Enfermagem

         No Módulo 3, terão a oportunidade de identificar os tipos de registros e as formas de apresentação das informações coletadas na avaliação do paciente.

         Iniciem assistindo a vídeo-aula ‘Registros de Enfermagem’, participem da discussão proposta no fórum e concluam respondendo o exercício. Também disponibilizamos um texto com leitura de apoio.

    Objetivos:

         - Identificar os tipos de registros da avaliação de enfermagem,

         - Diferenciar dados subjetivos dos dados objetivos.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 4 - Identificação das Necessidades a partir da Avaliação de Enfermagem

         No Módulo 4 terão a oportunidade de identificar as necessidades de saúde prioritárias durante a avaliação de Enfermagem promovendo uma reflexão acerca dos aspectos apresentados nos módulos anteriores e da sua relação com a tomada de decisão do enfermeiro. Na sequencia, são apresentados três necessidades afetadas consideradas mais relevantes para o planejamento do cuidado de enfermagem.

         Iniciem assistindo a vídeo-aula ‘Identificação das necessidades’, participem da discussão proposta no fórum e concluam respondendo o exercício.

    Objetivos:

         - Identificar as necessidades de saúde afetadas no vídeo “Consulta de Enfermagem”,

         - Estimular o raciocínio crítico para a identificação dos problemas que necessitam dos cuidados de enfermagem, resgatando a importância da avaliação realizada.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Fórum

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Finalização do curso

    Prezados cursistas,

         Chegamos ao final do Curso Avaliação de Enfermagem. A consulta de enfermagem da Senhora Maria Brasil foi o ponto de partida para que fosse possível identificar os problemas de saúde que requeriam intervenção. Para realizar a avaliação de enfermagem, percorremos habilidades e conhecimentos da entrevista e do exame físico que são a primeira etapa do processo de enfermagem.

         Na entrevista, é indispensável que o enfermeiro esteja atento às demandas apresentadas pelo paciente, aplicando as técnicas de entrevista e dominando as questões a serem utilizadas na avaliação. No módulo seguinte, foram apresentados as técnicas propedêuticas e os sistemas que devem ser avaliados no exame físico

         Seguindo o curso, no terceiro módulo, chegamos ao registro de enfermagem, que constitui um documento legal do cuidado prestado. Os registros, quando realizados e armazenados de forma correta, permitem o acompanhamento da evolução do estado de saúde do paciente e a continuidade do cuidado prestado.

         Por fim, no quarto módulo, retomamos o vídeo da consulta de enfermagem dando ênfase a suas necessidades afetadas e que requerem atenção por parte do profissional de saúde. Nesse momento, identificamos três problemas principais: a lesão no pé, os comportamentos que interferiam diretamente sobre o controle da doença e o risco de complicações relacionadas ao diabetes. A qualidade da entrevista e do exame físico, somados ao raciocínio clínico, permitem ao enfermeiro avaliar individualmente cada paciente, e, assim, propor adequadamente as intervenções necessárias.

         Este curso apresentou a aplicação clínica da avaliação de enfermagem, elemento fundamental para o cotidiano do exercício profissional da enfermagem.

         Esperamos que tenham aproveitado ao máximo as atividades propostas e que esses conteúdos teóricos colaborem com a sua qualificação profissional. Cabe destacar que esse curso é um apoio teórico com conteúdos que devem ser aprofundados, havendo a necessidade dos estudantes de enfermagem serem orientados e supervisionados pelos professores nos campos de prática.

         Abaixo, há um formulário de avaliação do curso. É importante que você expresse sua opinião!

         Atenciosamente,

    Coordenadores do Curso

    Disponível se:
    • A atividade Questionário 4 - Identificação das Necessidades está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)