Programação

  • Apresentação do curso

    Com este curso, você irá se contextualizar sobre cuidados básicos com a saúde bucal de pessoas idosas e conhecer as necessidades dos idosos em relação as diversas situações clínicas da boca. Além destes aspectos, o curso apresentará para você maneiras para realização destes cuidados com a saúde bucal dos idosos.

    Caso você cuide de algum idoso ou conviva com idosos, essas questões serão bem interessantes e importantes para você! Para isso, o curso faz com que você compreenda, também, o envelhecimento da população e algumas questões relacionadas à velhice na atualidade. Você poderá acessar os vídeos, as aulas e os materiais complementares no momento em que achar pertinente. Recomenda-se que o aluno acesse a aula teórica e ouça o áudio da aula simultaneamente para um melhor aproveitamento. O aluno poderá acessar os materiais quando quiser, enquanto o curso estiver aberto. É necessário que o aluno conclua o módulo que estiver assistindo para então prosseguir e acessar os módulos seguintes

    O curso é disponibilizado para qualquer pessoa alfabetizada na língua portuguesa que tenha interesse em aprender contextos sobre cuidados com a saúde bucal dos idosos. Jovens, adultos e idosos que queiram aprender tais cuidados são convidados a se inscrever. Não é necessário ter nenhum curso de graduação em saúde.

    O curso acontece em quatro semanas e é desenvolvido de forma autônoma. Contém quatro módulos que devem ser trabalhados sequencialmente para evolução do processo de aprendizado. Os módulos sequenciais abordam assuntos como contexto gerais sobre envelhecimento, velhice saudável e envelhecimento ativo, contextos clínicos da cavidade bucal dos idosos e cuidados práticos com a saúde bucal na velhice.

     

    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

    A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.

  • Antes de iniciar...

    Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 1 - A velhice na sociedade de hoje

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 2 - O envelhecimento ativo

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 3 - Condições de saúde bucal na velhice

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 4 - Cuidando da saúde bucal dos idosos

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Fórum

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Finalização do curso

    Disponível se:
    • A atividade Questionário 4 - Cuidando da saúde bucal dos idosos está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)