Programação

  • Apresentação do curso

    Descrição do MOOC

    • O projeto como um todo elabora um conjunto de Cursos MOOC (Massive Online Open Course) intitulado Neurociência Integrativa

    • O presente MOOC – Sinapse - tem por objetivo e analisar bases e os mecanismos neurais envolvidos no controle e organização dos movimentos somáticos. O Curso também relaciona esses conhecimentos básicos do funcionamento normal do sistema nervoso central e patologias prevalentes.

    • Revisar e integrar conhecimentos de várias áreas de estudo do sistema nervoso: fisiologia, bioquímica e imunologia, entre outras

    • Apresentar conteúdo cientificamente sólido e atual

    • O projeto é dirigido a público não necessariamente especialista, mas com conhecimento e interesse na área Biomédica Relevância O projeto deste MOOC visa preencher a lacuna na integração de conhecimentos atuais da Neurociência com e patologias e funções complexas do sistema nervoso. O projeto contribui para o aprofundamento do conhecimento dos mecanismos neurais subjacentes a disfunções do sistema nervoso, muitas delas descritas clinicamente há várias décadas e que ainda carecem do conhecimento dos mecanismos neurais que estariam alterados e, portanto, de intervenções terapêuticas adequadas. O projeto sistematiza e integra conhecimentos atualizados e dessa forma contribuir para o esforço da área da Neurociência em produzir inflexão nas curvas de prevalência de doenças do sistema nervoso. O projeto pretende abrir espaço para pessoas de outras áreas aprofundarem conhecimentos de Neurociência e assim através de um espaço multidisciplinar contribuir para a solução de questões ainda não resolvidas da área. Roteiro O presente Curso (Sinapse) contará com quatro (4) aulas gravadas em vídeo, conforme os temas abaixo especificados. Cada aula, por sua vez, é subdividida em tópicos, que são subtítulos de uma determinada aula e fazem parte da gravação, mas podem ser acessados individualmente por meio de hiperlinks no início da aula. As aulas serão de dois tipos: aulas básicas de Neurociências, em que serão analisados os mecanismos de várias funções; e aulas especiais em que serão abordados tópicos especiais de atualização sobre a determinada função ou a análise dos mecanismos alterados em Patologias ou disfunções da medula espinhal Avaliações formativas (quizes autoexplicativos) farão parte de cada aula. Ao final do Curso, serão aplicadas avaliações (perguntas de múltipla escolha) do tipo diagnóstica para fins de verificação dos conhecimentos e aprovação no Curso. A duração total que o(a) aluno(a) esteve logado(a) no Curso também será avaliada.

     

    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

    A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.

  • Antes de iniciar...

    Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Aula 1: Liberação do neurotransmissor. Interação neurotransmissor-receptor.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Aula 2: Eventos pré-sinápticos

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Aula 3: Sinapses excitatórias e inibitórias. Integração sináptica.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Aula 4: Sinapse elétrica. Junção neuromuscular

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Fórum

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Finalização do curso

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)