Programação

  • Apresentação do curso

    Bem vindas(os)!

    A Equipe do Curso Gastronomia e frutos da biodiversidade: conhecendo os sabores do Rio Grande do Sul agradece seu interesse e participação neste curso.

    A capacitação terá 30 horas e será oferecida em três módulos. As aulas, materiais complementares, exercícios e atividades avaliativas serão liberados de acordo com seu progresso.

    Esse curso está estruturado na modalidade EAD, você poderá realizar as atividades no seu tempo de acordo com a sua necessidade e aprofundamento. Caso você já conheça o tema poderá passar de forma mais rápida pelas aulas. Nos conteúdos que sentir necessidade de maior aprofundamento poderá consultar os materiais complementares disponibilizados.

    O curso não apresenta tutores, mas você poderá compartilhar experiências e dúvidas com outros participantes por meio de Fóruns propostos nos módulos.

    Bom curso!

    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

    A Universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos. Esse curso não  oferece certificado. 

  • 1. Você conhece as frutas nativas que estão ao nosso redor?

    Esse módulo tem como objetivo introduzir o tema dos alimentos da sociobiodiversidade, a potencialidade e versatilidade da sua utilização na gastronomia, despertando o interesse do aluno no tema. Importância dos alimentos: Butiá, Araçá, Uvaia, Pitanga, Guabiroba, “Juçaí”, PANCs e outros (um convite para entrar nos próximos módulos). A partir das Pesquisas do BFN e de outras informações exploraremos: versatilidade do uso das frutas na gastronomia, em receitas e na produção de alimentos; valor nutricional; importância para a diversificação da dieta; valorização do produto local; diminuição do risco de extinção de espécies Nativas; e educação do gosto.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • 2. Como as frutas são produzidas?

    Esse módulo tem como objetivo explorar e discutir a produção, o beneficiamento (como exemplo, a produção de polpas) e os locais onde são encontrados os produtos nativos da sociobiodiversidade do Rio Grande do Sul, a fim de dar visibilidade e mostrar o potencial e características da produção e beneficiamento dos produtos no Estado. Além de apresentar e discutir os canais de comercialização que possibilitam o acesso aos produtos da sociobiodiversidade.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • 3. Como preparar alimentos com as frutas da biodiversidade?

    Esse módulo tem como objetivo apresentar preparações com frutas nativas e PANCs.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Bibliografia

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Fórum

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)