Programação

  • Apresentação do curso

    A pandemia do Coronavírus, Covid-19, desencadeia questões importantes à sociedade e, em maior velocidade, ao setor saúde. Dali emergem questões técnicas; de cunho clínico e epidemiológico, com vistas ao conhecimento da história natural, a classificação temporal, geográfica e quantitativa dessa doença com intensa transmissibilidade; interpretativas, com o apoio das produções científicas, para uma reflexão crítica dos fenômenos e contextos;  passando pelas questões fundamentais da capacidade de assistência e atenção nos sistemas de saúde, até as questões das repercussões nos diferentes contextos sociais, econômicos, culturais e políticos. 

    Para o enfrentamento da complexidade desse panorama, a pandemia da COVID-19 revisita de forma drástica o papel do Estado, as relações entre local e global e o lugar central do conhecimento científico. Assuntos como os modelos políticos e econômicos nacionais e mundiais, o financiamento de sistemas universais de saúde, as condições de iniquidade que desfrutam os povos, quem e qual tipo de ciência se produz, a disponibilidade de dados e informações, enfim, passaram a fazer parte ainda mais do cotidiano de todas e todos que acompanham o desenrolar dos fatos. 

    Nesse cerne, o conhecimento científico, aspecto indispensável para analisar criticamente os fatos, e no universo da ciência, as Ciências Sociais e Humanas cumprem papel fundamental como fonte de reflexões sobre os efeitos presentes e futuros das iniquidades em saúde, tanto sobre o corpo biológico como sobre o corpo social por meio dos seus modos de vida. Ao apontarem com a sociedade reflexões sobre o conjunto de dimensões da vida coletiva, do global ao local, reforçam seu papel estratégico de atuação no campo da Saúde Coletiva, participando do empenho de todas e todos no enfrentamento da pandemia, na imensa tarefa de compreender e analisar as novas e as velhas dinâmicas sociais.  

    A medida que acompanhamos com grande velocidade o volume na divulgação de informações passamos a receber produções científicas sérias e compromissadas com a verdade, ainda que transitória e incerta. Contudo é em igual ou maior proporção as fake news e as wrong news também fazem parte dos cotidianos. 

    Esse curso foi desenvolvido diante a um urgente chamamento feito as universidades públicas e ao campo da Saúde Coletiva, para a interação com a sociedade brasileira, no momento de grave crise humanitária produzida pela pandemia da Covid-19. A difusão científica será de grande valia para pensamentos críticos sobre todas as vidas, para a tomada de decisão nas mudanças de rotinas no cotidiano de cada cidadão e cidadã, no amparo a decisões e orientações profissionais, sejam elas no âmbito da assistência quanto na política, na gestão e no planejamento, na promoção e educação em saúde, na análise de situações e na vigilância em saúde. O conhecimento científico sensível, solidário e fraterno traz caminhos a transformação dos modos de vida e de sociabilidade, além de mudanças estruturais, econômicas, políticas e ecológicas para sociedades mais sustentáveis e humanas, aspectos urgentes em tempos da Covid-19. 

    O curso foi organizado em três (3) módulos:

    O Módulo 1 - Coronavírus: questões centrais em tempos de pandemia tem por objetivo revisitar conceitos e questões importantes e centrais para as reflexões, análises e tomadas de decisão no enfrentamento à pandemia: o papel da ciência crítica; à assistência e atenção à saúde e o papel do SUS; as concepções de saúde, doença, vulnerabilidade, à iniquidade em saúde.

     

        O Módulo 2 - Coronavírus e produção científica crítica frente à pandemia do covid-19 tem por objetivo explorar a produção científica crítica frente à pandemia relativa às iniquidades em saúde a partir de conteúdos selecionados por pesquisadoras e pesquisadores do campo da Saúde Coletiva que atuaram ativamente na curadoria de textos e outros materiais de caráter crítico e da Saúde Coletiva, referentes à saúde das populações LGBT+, indígena e negra, à bioética, ao gênero e à violência. Assim como foram selecionadas produções oriundas de outras áreas de conhecimento sobre outras dimensões que compõem o contexto da pandemia do Covid-19, como as dimensões ecossistêmicas e econômicas. Como vivemos um período de muita informação o conteúdo poderá ser atualizado a partir das novas seleções.

     

    O Módulo 3 - Coronavírus e desafios no presente e futuro tem por objetivo explorar a produção científica crítica referente às respostas públicas à pandemia, o papel do estado, da sociedade e da própria ciência e de suas dimensões epistemológicas nos desafios pós-pandemia.

      Ofertado na modalidade EAD, o curso proporciona uma trajetória autônoma de organização para o acompanhamento dos conteúdos obrigatórios e das indicações de leituras complementares que contribuem para a reflexão mais aprofundada dos assuntos abordados. A carga horária total prevista é de 30 horas, com certificação ao final do cumprimento de todos os módulos. 

    Esperamos que seja uma excelente oportunidade de estudos e que os conhecimentos possam apoiar práticas cotidianas presentes e futuras!

     

    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

    A Universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos. Esse curso não  oferece certificado. 

  • Antes de iniciar...

    Complete as atividades abaixo para iniciar o curso.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 1. Coronavírus: questões centrais em tempos de pandemia

      Este primeiro módulo tem por objetivo revisitar questões e conceitos importantes e centrais para as reflexões, análises e tomadas de decisão no enfrentamento à pandemia: o papel da ciência crítica; à assistência e atenção à saúde e o papel do Sistema Único de Saúde; as concepções de saúde, doença, vulnerabilidades, e as iniquidades em saúde. Para isso contaremos com podcasts de pesquisadores(as), artigos científicos, vídeos, textos indicados para leitura selecionados para cada uma das aulas, assim como também a indicação de materiais complementares e de portais de informação científica.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 2. Coronavírus e a produção científica crítica frente à pandemia do covid-19

    O Módulo 2 - Coronavírus e produção científica crítica frente à pandemia do covid-19 tem por objetivo explorar a produção científica crítica frente à pandemia relativa às iniquidades em saúde a partir de conteúdos selecionados por pesquisadoras e pesquisadores do campo da Saúde Coletiva que atuaram ativamente na curadoria de textos e outros materiais de caráter crítico e da Saúde Coletiva, referentes à saúde das populações LGBT+, indígena e negra, à bioética, ao gênero e à violência. Assim como foram selecionadas produções oriundas de outras áreas de conhecimento sobre outras dimensões que compõem o contexto da pandemia do Covid-19, como as dimensões ecossistêmicas e econômicas. Como vivemos um período de muita informação o conteúdo poderá ser atualizado a partir das novas seleções.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Módulo 3. Coronavírus e desafios no presente e futuro

      O Módulo 3 - Coronavírus e desafios no presente e futuro tem por objetivo explorar a produção científica crítica referente às respostas públicas à pandemia, o papel do estado, da sociedade e da própria ciência e de suas dimensões epistemológicas nos desafios pós-pandemia. Para isso contaremos com podcasts de pesquisadores(as), artigos científicos, vídeos, textos indicados para leitura selecionados para cada uma das aulas, assim como também a indicação de materiais complementares e de portais de informação científica.

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Auto-avaliação

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Fórum

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)