Programação

  • Perfil do aluno

    Cinética das Reações



    O curso da Cinética Química é desenvolvido de forma concisa, mas abrangente, de modo a conciliar fenômenos cinéticos a nível macroscópico, atômico e molecular. As teorias de construção da Cinética Química estão organizadas em módulos, cada um com seu embasamento teórico, complementada com textos auxiliares e exercícios de reforço resolvidos e as soluções comentadas. As construções das equações que definem o efeito da concentração e temperatura sobre a velocidade são trabalhadas no seu desenvolvimento matemático e gráfico. Dados experimentais são explorados na determinação da velocidade e na obtenção da ordem da reação, apoiando o mecanismo da reação. As leis de velocidades integradas são apresentadas como uma ferramenta importante na determinação da ordem de reação. Os exercícios de cinética extrapolam a campo da Química para explorar aplicações no meio ambiente, medicina, engenharia, farmácia e alimentos.

    O desenvolvimento do curso orienta-se pelas principais bibliografias de Química Geral, de modo a seguir o mais próximo possível os programas desenvolvidos nos currículos nos quais esta disciplina se faz necessária.

    Espero contribuir com aqueles que precisam desta disciplina ou aqueles que por curiosidade buscam informações sobre a importância e aplicação da cinética nos diferentes ramos da ciência, medicina, meio ambiente e engenharias.

    Os textos foram ilustrados ou animados por excelentes bolsistas os quais muito contribuíram para a qualidade dos resultados.


    Desejo uma boa e eficiente conquista deste conhecimento.
    Vera Lúcia Maidana Trindade


    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.