Programação

  • Apresentação do curso

    Vamos abrir janelas? 

    Nesse curso sobre Zero Discriminação nos Serviços de Saúde, o objetivo é trazer informações básicas para enfrentar e eliminar o estigma e discriminação em hiv/aids.

    Como ponto de partida iniciaremos desde aqui o compromisso em eliminar barreiras e promover a qualidade de vida. Um compromisso de práticas na ponta das línguas!

    Todo o conteúdo do curso será organizado em "janelas". A escolha por janelas têm sentido pedagógico, como um convite para a abertura de pensamentos e possibilidades.

    As janelas do curso Zero Discriminação nos Serviços de Saúde conectam direto a pontos e assuntos que interessam especialmente a profissionais de saúde e as ações nos serviços de saúde. Na linguagem que utilizamos, a escrita das siglas do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) aparecerá em letras maiúsculas e, também, em letras minúsculas.

    Os conteúdos foram selecionados a partir da versão avançada deste curso (Zero Discriminação, de 90 horas, também disponível gratuitamente nessa plataforma). São materiais elaborados pela equipe do curso, além da curadoria de artigos científicos, de textos e de vídeos com o máximo do rigor científico.

    O curso está organizado em três janelas:

    Janela 1: Na ponta das línguas: eliminando o estigma e a discriminação nos serviços de saúde;

    Janela 2: Removendo barreiras, introduzindo conceitos essenciais;

    Janela 3: Cuidado em hiv/aids e os grupos vulnerabilizados.

    Ao final do percurso, faça a avaliação, isso vai te ajudar a compreender como você articulou os conteúdos, permitindo a revisão ou a retomada daqueles que precisar. A finalização da avaliação permitirá que você obtenha o seu certificado de extensão de conclusão do curso.

    Esperamos que o curso possa nos apoiar no alcance da Zero Discriminação, no fortalecimento da equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), dos Direitos Humanos e na promoção da justiça social.

    Bom curso para todas, todos e todes!

    Esse curso faz parte de um leque de instrumentos e ações desenvolvidas no âmbito do projeto "Zero Discriminação nos Serviços de Saúde - Ações conjuntas no Projeto A Hora é Agora", de realização do UNAIDS com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Ministério da Saúde, e com apoio de pesquisadores da UFRGS/IFRS do Grupo Temático Saúde LGBTI+ da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Ele foi desenvolvido a partir das realidades locais nas cinco cidades em que o A Hora é Agora (AHA) se faz presente.
    Atenção! Este curso é autoguiado, não possui tutoria, nem professor(a).

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que a pessoa cursista passe a estar ligada a qualquer curso de graduação ou pós-graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de estudantes regularmente matriculados(as) na UFRGS. Recomenda-se que os(as) estudantes da UFRGS devem consultar os(as) professores(as) para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

    A universidade também não emitirá declaração de conclusão de qualquer um dos cursos, o certificado é o meio disponibilizado para atestar que houve a conclusão do curso.

  • Antes de Iniciar...

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Janela Panorâmica I


    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Janela Panorâmica II


    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Janela Panorâmica III


    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Avaliação

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Fórum

    Disponível se: Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)
  • Finalização do Curso

    Disponível se:
    • A atividade Clique aqui para realizar o questionário do curso está concluída e aprovada.
    • Inscrito no curso. Autoinscrição (Estudante)