Programação

  • Avaliação de usabilidade

    Avaliação de Usabilidade

         Você é designer visual, designer de produto, analistas de sistemas, programador? Maravilha: esse curso é para você! Mas se você tem outra profissão e é curioso sobre como os produtos são avaliados antes de serem lançados no mercado, você também vai poder acompanhar as aulas.

         Este curso está organizado de forma a permitir que você possa explorar os módulos na ordem que quiser, sem ter que entrar em todas as páginas, ler todos os textos, fazer todos os exercícios e assistir todos os vídeos.

    A ordem de apresentação considera o quão fácil é executar cada método. Cada método tem um Sumário, que indica algumas características importantes:

    • Para qual tipo de produto se aplica?
    • A avaliação é feita por especialistas ou pelo usuários?
    • Necessita treinamento?
    • Quanto tempo demora para coletar os dados?
    • Quanto tempo demora para analisar os dados?
    • Os dados são confiáveis?
    • É necessário gasto com instrumentação ou com instalações?

        Além disso, escrevi alguns textos de apoio, e separei bibliografias que podem te ajudar a expandir o conteúdo deste curso.

    OBSERVAÇÃO 01:Este curso não aborda estudos com o usuário, pois esta foram de avaliação é tão ampla que deveria ter um curso apenas sobre isso.

    OBSERVAÇÃO 02: Você vai ver que a maioria das bibliografias está em inglês. O motivo é que não há (de verdade) uma produção de qualidade e com significância em termos de pesquisa em português (e francês, alemão, italiano, espanhol etc). Quando se produz uma pesquisa de qualidade, nós (pesquisadores) queremos publicar em um local em que ela seja lida pela maior quantidade de pessoas, isso significa que ela vai ser traduzida do português (francês, italiano, espanhol etc) para o inglês. Além disso, a maioria das pesquisas em periódicos não é gratuita. Isso está mudando - há muitos periódicos bons de livre acesso sendo editados - porém, as pesquisas mais antigas não são disponibilizadas nesses locais.

    OBSERVAÇÃO 03: Este curso tem atividades não obrigatórias, e que podem exigir que você aprenda coisas não relacionadas com Usabilidade. Isso vai acontecer no módulo dos Checkilists e Questionários. Se você não estiver com vontade de fazer estas atividades, não faça.

    OBSERVAÇÃO 04: Este curso não tem professor/tutor/monitor/instrutor. Você pode pedir ajuda a seus colegas, mas não há ninguém monitorando o curso ou as dúvidas.

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.