Programação

  • Geral

    Arte & Direitos Humanos:
    caminhos para uma cultura de paz


    Apresentação do Curso

    "Eu concebo a arte como um caminho para o conhecimento."

    Silvia Rivera Cusicanqui, boliviana, feminista, ativista de ascendência Aymara, socióloga visual.

    A proposta "Arte & Direitos Humanos: caminhos para uma cultura de paz" não trata de um curso fechado e completo. O ponto de partida e uma das ideias motoras principais do projeto foi a analogia com a oportunidade de entregar uma "caixa" de possibilidades a partir das artes, que estimulam várias outras "para fora da caixa". Assim, neste curso serão apresentadas as caixas de música, de fotografia, de literatura e de museus.

    A produção partiu de uma rede de servidoras(es), pesquisadoras(as), profissionais e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul do Departamento de Saúde Coletiva, do Jornalismo e do Instituto de Letras. Somou-se com o apoio de uma grande colaboração que envolveu a comunidade bem como outras instituições, universidades, museus e espaços vinculado às artes no país.

    A rede envolvida nessa produção espera que o material sobre Arte e Direitos Humanos possa produzir bons movimentos, tanto individuais quanto coletivos. Agradecemos o imenso esforço de artistas na viabilização, organização, produção e divulgação de suas obras. Também agradecemos a todes servidores(as) e estudantes na organização desse curso, fizemos acontecer! Por fim, a todes que fizeram parte do projeto eis o resultado que nos uniu e nos fez sinergia - a arte por uma sociedade melhor.


    LEIA AQUI O TEXTO COMPLETO

    Atenção: este é um curso de curta duração. Inscrever-se neste curso não significa que o cursista passe a estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na UFRGS. Os alunos da UFRGS devem consultar os professores para saber se este curso dá direito a créditos complementares ou se ele faz parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

    Atenção! Este curso não possui tutoria, nem professor.